Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Tempo run: o que é o indicador presente em quase todas as planilhas

Ativo.com - 23 de agosto de 2018 - 17:00

Tempo run, uma denominação que provavelmente você já viu na planilha de treinos ou ouviu alguém falar a respeito. Entretanto, muita gente não sabe o que significa o termo e sua importância na etapa de um treinamento de corrida.

Segundo Darlan Duarte, treinador da assessoria esportiva Pacefit , pós-graduado em biomecânica do esporte e treinamento desportivo “tempo run é o ritmo que alguma pessoa se propõe a correr uma determinada distância”, ou seja, é um objetivo de pace para determinada distância. A dúvida mais comum é se é possível calcular o tempo run. “Não se realiza esse tipo de cálculo por ser uma meta de pace. O que são feitos são treinamentos específicos para se atingir o objetivo, que deve ser compatível com o momento do atleta”, esclarece o treinador.

Como aplicar o tempo run no seu objetivo?
“Em relação a distância, o tempo run de uma pessoa que vai tentar fazer uma prova de 5 ou 10 km costuma ser mais rápido, por serem provas mais curtas, e quanto mais curta for a prova, maior a capacidade de imprimir velocidades mais altas.”, explica Darlan, que continua: “Se for uma velocidade muito alta, esse tempo run deve ser colocado aos pouquinhos na sessão de treino para não pesar o rendimento”. Por exemplo: se a pessoa for fazer um treino de 8 km, ela pode alternar 1 km em ritmo moderado e 1 km no pace desejado.

Para quem quer implementar a técnica em maratonas, a dica é um pouco diferente. “Já nas distâncias maiores, como uma meia-maratona ou a maratona, é mais fácil entrar com o ritmo proposto, pois a intensidade é mais tranquila, então muitas vezes a pessoa consegue fazer uma sessão inteira de treinos em tempo run”, explicou Darlan.

Ou seja: uma pessoa que vai correr uma meia-maratona pode fazer um treino de 14 km em tempo run. “É mais fácil executar os 14 km integralmente no pace determinado.”, finaliza.

*Fonte: Professor Darlan Duarte, educador físico. CREF: 053229-G/SP

SIGA-NOS NO Google News