Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Tempo ideal para se engravidar do segundo filho

Agência do Rádio - 09 de maio de 2012 - 04:31

Quando o casal decide ter mais um filho, as dúvidas são muitas. Entre as principais estão à distância de tempo ideal entre um filho e outro e o ciúme entre as crianças. Alguns pais decidem adiar a segunda gravidez para curtir os primeiros anos do primeiro bebê e prestar mais atenção no crescimento dele. A coordenadora da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, Esther Vilela, diz que o ideal é esperar de dois a três anos e meio para se ter o segundo filho. A coordenadora explica que o tempo ajuda na recuperação da mãe e no aproveitamento da segunda gravidez.


\"Se ela engravidar antes de um ano e meio ela vai ter um segundo filho com menos de dois anos e meio de distância. E isso não é bom. Porque o primeiro ano de vida então é quase uma exclusividade de atenção e de cuidado. Então é importante preservar esse um ano, um ano e meio sem pensar em uma nova gravidez. E para ela também recuperar sua energia né, que é um desgaste grande\".

A obstetra do Grupo Hospitalar Conceição do Ministério da Saúde, Sandra Canali Ferreira, fala o que pode acontecer com o filho mais velho durante a gravidez do segundo.


\"O filho mais velho, então sendo maior, tendo uma consciência maior acha que o filho mais novo vem ocupar o seu espaço. E até que isso fique bem estabelecido ele sofre um pouco e estressa um pouco a família. Muitas vezes ele volta a chupar bico, a fazer xixi na cama\".

A psicóloga do Hospital Federal de Bonsucesso do Ministério da Saúde, Eloisa Zen, explica como administrar essa situação.


\"Primeiro mostrando que ele é único no coração dos pais. E que ele se chama, aquele nomezinho que ele tem. Que ele foi o primeiro, que ele foi desejado. E que agora, os pais gostaram tanto dele que quiseram também ter mais um para ser um companheiro dele também pequeno\".

A coordenadora da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, Esther Vilela, lembra que não existe uma regra estabelecida para se engravidar do segundo filho.

Reportagem, Alexandre Penido


SIGA-NOS NO Google News