Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Tempo continua seco em grande parte do país e temperaturas caem no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Luana Lourenço, Agência Brasil - 19 de agosto de 2010 - 19:43

Brasília – O tempo seco e a baixa umidade do ar no Centro-Oeste e parte do Sudeste e Nordeste do país que têm favorecido a ocorrência de queimadas devem continuar nos próximos dias, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).

Já a passagem de massa de ar polar, e de ar frio e seco, deve continuar baixando as temperaturas, principalmente no Sul e Sudeste e parte do Centro-Oeste. Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Manoel Rangel, há previsão inclusive de geada no sul de Minas Gerais. “As massas de ar polar vão continuar provocando baixas nas temperaturas”.

De acordo com o Inmet, as temperaturas mínimas para os próximos dias podem chegar a 1° Celsius (ºC) na região Sudeste, 3°C no Sul e 10°C no Nordeste. No Centro-Oeste, a mínima deve variar entre 10°C e 12°C e no Norte, entre 15°C e 17°C.

Por causa da estiagem e da baixa umidade relativa do ar, as condições continuarão favoráveis às queimadas. Hoje (19), o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) registra 9.214 focos em todo o país, concentrados principalmente em Mato Grosso (3.160) e no Pará (1.595).

Apesar das condições climáticas propícias, o meteorologista do Inmet afirma o tempo não é o único responsável pelos incêndios. “O problema é a falta de consciência. Muita gente se aproveita porque sabe que o tempo está seco e começa as queimadas, que acabam saindo do controle”.




Edição: Rivadavia Severo

SIGA-NOS NO Google News