Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/03/2012 07:26

Tempestade solar mais forte dos últimos cinco anos atinge a Terra

Renata Giraldi*, Agência Brasil

Brasília – A Terra deve ser atingida hoje (8) por uma tempestade solar, com potencial para afetar redes elétricas, satélites de navegação GPS e rotas de aviões. Segundo a agência espacial norte-americana, a Nasa, a previsão é que a tempestade – a mais forte dos últimos cinco anos – liberou uma carga de partículas entre as 3h e as 7h (horário de Brasília).

De acordo com as imagens da tempestade, há duas ondas distintas. Na primeira, elas se espalham em todas as direções. Na segunda, as ondas são mais estreitas, dirigindo-se em direção ao Sudeste da Terra. O processo, segundo a Nasa, começou por volta das 19h de terça-feira (6) em alguns lugares do mundo. Depois, foi sentido de forma intensa por volta das 20h em outros locais do planeta.

A tempestade foi provocada por grandes explosões que ocorreram no começo desta semana. O efeito maior será sentido nos polos do planeta. Aviões que passam por essas regiões podem ter que desviar suas rotas. As partículas solares chegarão à Terra a 6,4 milhões de quilômetros por hora, segundo o centro meteorológico norte-americano (cuja sigla em inglês é Noaa).

Imagens das regiões do Sol onde as explosões ocorreram revelam uma complexa rede de manchas, indicando que há quantidades enormes de energia magnética. Também foram observadas tempestades magnéticas nas últimas décadas. Uma explosão solar, em 1972, paralisou as linhas telefônicas do estado americano de Illinois.

De acordo com a Nasa, as tempestades ocorrem quando os campos magnéticos em volta da Terra mudam de forma rápida de intensidade e forma. Uma tempestade moderada geralmente provoca a chamada aurora e pode interferir na transmissão de alta freqüência de rádio perto dos polos.

O Observatório Solar Heliosférico norte-americano (Soho) capturou imagens que mostram parte do processo da tempestade. As partículas surgem de forma extremamente rápida, associadas com a erupção solar, provocando uma espécie de ruído no final das imagens – que também têm som.

Mais detalhes no site da Nasa http://www.nasa.gov/mission_pages/sunearth/news/News030712-X5-4.html

*Com informações da agência espacial norte-americana, a Nasa, e a BBC Brasil//Edição: Graça Adjuto

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)