Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Temperaturas podem bater recorde em 2005

13 de outubro de 2005 - 14:20

Meteorologistas da Nasa (agência espacial americana) afirmaram que 2005 pode bater todos os recordes de altas temperaturas, seguindo a tendência de aumento do aquecimento global que começou há 25 anos.

As análises feitas por especialistas do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da Nasa, que reuniram dados de mais de sete mil estações meteorológicas de todo o mundo, revelam outros "sinais dramáticos" do chamado efeito estufa, segundo o jornal The Washington Post.

São sinais de alerta já revelados em estudos científicos independentes e governamentais, como a considerável redução da camada de gelo do mar Ártico e as altas temperaturas do oceano no litoral do Golfo do México, devastado recentemente por dois furacões.

Segundo o jornal, especialistas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) asseguram que em agosto a temperatura da água nessa região do litoral americano foi a mais alta desde 1980, o que pode contribuir para o aumento da intensidade dos furacões.

"Ninguém deveria se surpreender com o que está acontecendo", segundo David Rind, um dos cientistas do Instituto Goddard, que lembrou que 2002, 2003 e 2004 ocuparam o segundo, terceiro e quarto lugares na lista dos de temperaturas mais altas.

Os últimos estudos revelam que o aquecimento global da Terra é maior no hemisfério Norte e que a temperatura média do planeta continuará aumentando até 2100.

A maioria dos cientistas acredita que a principal causa do efeito estufa são as emissões de dióxido de carbono provenientes da queima de combustíveis fósseis e de outras atividades humanas, enquanto que poucos argumentam que o aquecimento global corresponde a um ciclo natural do planeta.

EFE

SIGA-NOS NO Google News