Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Temperatura e umidade prejudicam cultivo de tomate

Agência Notisa - 14 de janeiro de 2005 - 13:18

Pesquisa mostra que elevação da temperatura e da umidade aumenta as possibilidades de os tomateiros serem atacados por patógenos, principalmente fungos.

Algumas espécies de hortaliças são atacadas por um maior número de patógenos, capazes de causar moléstias com severidade elevada, como é o caso do tomateiro. No entanto, a maior parte das moléstias que atingem os tomateiros são favorecidas por determinadas condições climáticas como, por exemplo, altas temperaturas e elevada umidade. Isso é o que mostram Elena Blume e Alicia Jara da Universidade Federal de Santa Maria em estudo realizado em quatro municípios da região central do Rio Grande do Sul: São Pedro do Sul, São Sépe, Ivorá e Santa Maria.

De acordo com artigo publicado na edição de maio/junho da revista Ciência Rural, o objetivo da pesquisa foi identificar as moléstias nos tomateiros cultivados em estufas plásticas nos municípios e as condições de temperatura e umidade relativas do ar nas quais elas ocorrem. Segundo as pesquisadoras, “as práticas culturais adotadas foram aquelas normalmente empregadas no cultivo de tomateiro em estufa plástica. Com exceção da estufa de Santa Maria, pulverizações com fungicidas e retirada de folhas velhas com sintomas foram realizadas, sempre que julgadas necessárias, pelos produtores”. A temperatura e a umidade relativa do ar foram medidas diariamente.

A partir dos resultados, Elena e Alicia constataram que as moléstias observadas nas plantas cultivadas nas estufas foram, em sua maioria, de origem fúngica, destacando-se a pinta-preta, a requeima e o mofo cinzento. Segundo elas, o aumento da temperatura e, principalmente, a elevação da umidade relativa do ar contribuíram para o aumento da incidência das moléstias. Entretanto, as pesquisadoras ressaltam que “em várias inspeções, nas estufas comerciais, observou-se redução ou eliminação de algumas moléstias devido à remoção, pelos produtores, das folhas mais velhas das plantas, nas quais se encontrava a maioria dos sintomas, e à utilização de fungicidas”.

Por isso, elas alertam para a importância de os agricultores adotarem determinadas práticas no cultivo do tomateiro. Além disso, é fundamental fazer um controle adequado da temperatura e da umidade relativa do ar, principais causadores de moléstias.

Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

SIGA-NOS NO Google News