Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Tem problema uma tia amamentar uma sobrinha prematura?

BabyCenter Brasil - 28 de agosto de 2016 - 09:00

A intenção de uma tia que queira amamentar um sobrinho prematuro certamente é a melhor do mundo, porém esse tipo de amamentação, conhecida como "aleitamento cruzado", é contraindicado pelos especialistas, porque o leite humano pode passar uma série de doenças para o bebê, que, no caso do prematuro, já está com o sistema imunológico mais fragilizado.

"A pessoa pode ter alguma coisa e nem saber, e haver contaminação", explica o pediatra Carlos José Silvestre Rodrigues, do Hospital e Maternidade São Luiz.

O que os berçários das maternidades fazem é usar o leite da própria mãe, que contém as propriedade e nutrientes certinhos para a criança que acabou nascendo antes do tempo. Existem estudos mostrando que mães de prematuros produzem o colostro, líquido precioso cheio de defesas, por mais tempo do que mulheres que tiveram bebês no tempo normal.

Para não perder essa oportunidade de oferecer o melhor ao bebê, veja nosso artigo sobre como manter a produção de leite e amamentar um prematuro.

No caso dos bancos de leite, o leite oferecido é pasteurizado, o que serve para eliminar quaisquer vírus ou bactérias presentes. O processo de pasteurização acaba também por perder algumas propriedades imunológicas importantes, mas ainda assim o leite humano é mais rico que as fórmulas.

Por último, existe a opção de fórmulas lácteas especiais para prematuros, um produto apropriado, só que bastante caro.

O ideal é que toda a família converse com um médico e receba uma orientação específica de amamentação e cuidados com esse bebezinho, que precisa ser bem protegido contra infecções.

SIGA-NOS NO Google News