Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

16/12/2005 10:53

Tem diminuído mães com menos de 20 anos de idade

ABr/ Vitor Abdala

A proporção de mães com menos de 20 anos de idade no Brasil tem diminuído nos últimos quatro anos. Segundo as Estatísticas de Registro Civil 2004, divulgadas hoje (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mulheres nessa faixa etária foram responsáveis por 20,6% dos nascimentos, em 2004. Em 2000, esse número chegava a 21,3%.

Para a médica do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Celise Meneses, apesar da redução apresentada nos últimos anos, a proporção ainda é alta. "É primordial haver um investimento na área da saúde do adolescente, não só nos grandes centros urbanos, como nas periferias das cidades e no interior. É preciso haver capacitação de profissionais que lidam com o adolescente".

Segundo Celise, a gravidez na adolescência e no início da fase adulta contribui para a perpetuação do ciclo de pobreza na sociedade. "O que acontece é que a menina abandona a escola e, por conseguinte, não tem qualificação e não consegue um trabalho. Uma coisa muito grave é que costumam ocorrer várias gravidezes seguidas no período da adolescência. Ela tem um filho, depois tem outro e a coisa fica cada vez mais complicada", destaca.

Os dados da pesquisa do IBGE também revelam que os maiores índices de grávidas na faixa etária até 20 anos estão no Maranhão (28,4%) e no Tocantins (27,4%). São Paulo e Distrito Federal respondem pelos menores índices: 16,9% e 16,1%, respectivamente.

Celise destaca a renda familiar é um dos fatores socioeconômicos importantes ligados à gravidez na adolescência. "Sabe-se que as populações mais carentes apresentam uma incidência de grávidas adolescentes maior. No caso do Maranhão e do Tocantins, talvez, essa seja uma causa".

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)