Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Tem como evitar ficar com estrias na gravidez e no pós-parto?

BabyCenter - 05 de janeiro de 2016 - 09:00

Infelizmente, não há muito o que você possa fazer para evitar completamente as odiadas estrias. Um jeito de reduzir suas chances de tê-las, no entanto, é ganhar peso aos poucos durante a gravidez, mantendo uma alimentação saudável e fazendo atividades físicas.

Não há provas de que cremes, loções ou óleos que prometem evitar as estrias realmente funcionem. Por outro lado, se você mantiver sua barriga bem hidratada (pode usar óleo de amêndoa, por exemplo) provavelmente vai diminuir a coceira.

As linhas avermelhadas ou acastanhadas (dependendo da cor da sua pele) costumam aparecer na barriga, nos seios e nas coxas. Elas afetam mais da metade das grávidas, porque a pele se distende com o aumento da barriga ou com o ganho de peso.

Pesquisas indicam que a genética pode ter um papel significativo: se sua mãe ou irmã tiveram estrias durante a gestação, você é forte candidata a tê-las também.

Os hormônios também afetam o equilíbrio protéico da pele, o que faz com que ela fique mais fina que o normal. Depois da gravidez, as estrias vão perdendo a cor, e acabam ficando mais claras que a pele em volta. Pode ser que leve algum tempo para isso acontecer (geralmente de seis meses a um ano após o parto).

Algumas mulheres têm a sorte de ter a pele mais elástica, por fatores hereditários, e por isso não ganham estrias.

Se a aparência das estrias ainda incomodar muito depois da gravidez, converse com um dermatologista sobre tratamentos para minimizá-as. Entre as opções tópicas estão os remédios à base de ácido retinoico -- uma substância que não é segura de ser utilizada durante a gestação ou a fase de amamentação.

Quanto aos tratamentos de laser, há indícios de que eles possam ajudam a restaurar a elasticidade da pele e também a mudar a pigmentação das estrias para que a cor fique mais parecida que a área ao redor.

SIGA-NOS NO Google News