Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Telesur será lançada oficialmente neste domingo

Érica Santana / ABr - 24 de julho de 2005 - 07:42

Projetar o olhar da América Latina sobre si mesma e promover a integração da região. É com esse objetivo que, a partir de hoje (25), entra no ar a Telesur (TV Sul), canal de televisão via satélite que oferecerá programação em espanhol e português. O lançamento oficial, com o início das transmissões, está marcado para as 14 horas na Venezuela (13 horas em Brasília).

A Telesur surge simultaneamente ao processo de criação da TV Brasil - Canal Público Internacional, iniciativa do Estado brasileiro que reuniu os três poderes da República para lançar a primeira emissora brasileira voltada para o público da América do Sul. Ambas têm como objetivo fortalecer o processo de integração do continente e nascem com a proposta de incentivar o intercâmbio de informações entre os países.

"É um olhar totalmente diferente. É o olhar latino-americano sobre a realidade latino-americana, que tem uma agenda informativa totalmente diferente da que nós recebemos do norte", diz Aram Aharonian, diretor-geral da Telesur. "As grandes corporações nos mandam uma imagem única. Nós só aparecemos como notícia quando há algum desastre. No norte, a visão é em preto e branco e nós somos um continente multicolorido, cheio de diversidade e pluralidade".

A nova empresa de comunicação sul-americana, com sede em Caracas, é financiada pelos governos da Venezuela, Argentina, Uruguai e Cuba e conta com correspondentes nesses quatro países e também no Brasil, na Colômbia, no México e nos Estados Unidos.

No Brasil, as TVs comunitárias de Brasília, Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro e Recife, parceiras da Telesur, realizam neste domingo, paralelamente ao inicio das transmissões, um ato político em defesa da democratização da comunicação. "Nós queremos deixar claro que há um grupo determinado a fazer na prática a democratização da comunicação. Não vamos esperar os meios oficiais e estatais para praticar a democratização. A TV comunitária está aí para isso", afirma o jornalista Paulo Miranda, diretor da TV Comunitária e organizador do ato em Brasília.

A TV Brasil, emissora do estado brasileiro voltada para a integração da América do Sul, deve iniciar sua transmissão definitiva no segundo semestre deste ano. O canal já realizou duas transmissões experimentais: na cobertura do 5ª Fórum Social Mundial e durante a Cúpula América do Sul-Países Árabes.

SIGA-NOS NO Google News