Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

29/08/2006 16:35

Telefonia fixa permanece com pouca concorrência

Apesar do grande número de empresas no serviço de telefonia fixa local, cerca de 60 autorizadas e cinco concessionárias, a competição ainda está longe de se tornar uma realidade na prestação desse serviço.

Segundo dados disponíveis no site da Anatel, relativos a março deste ano, as empresas autorizadas a prestar o serviço local (lideradas pela Vésper e a GVT) respondem por apenas 5,36% do mercado na área da Telefônica, 6,46% na área da Telemar, e 6,90% na área da Brasil Telecom.

Mesmo com uma participação ainda tímida, as empresas autorizadas, que começaram a entrar no mercado em 2000, conseguiram ampliar significativamente o número de assinantes nos últimos dois anos.

No fim de 2003, a parcela do mercado atendida por essas empresas era de 4% no caso da área da Telefônica, 3% da área da Telemar, e 5% na da Brasil Telecom.

Entretanto, esse avanço não ameaça o domínio das grandes concessionárias: a Telefônica detém cerca de 94,6% do mercado do Estado de São Paulo, a Telemar tem aproximadamente 93,5% nos 16 Estados onde atua, e a Brasil Telecom, 93,1% dos assinantes da telefonia fixa em nove Estados e no Distrito Federal.

Como o número de telefones em uso está praticamente estagnado nos últimos anos (com 39,6 milhões de acessos ativos em dezembro de 2005), a competição no setor de telefonia fixa depende quase que exclusivamente da conquista clientes já ligados a outras operadoras.

Para essas empresas, muitas delas pequenas, habilitadas a prestar o serviço em regiões específicas, o regulamento de portabilidade numérica, que deverá ser aprovado pela agência para consulta pública nesta quarta-feira, pode ser um estímulo à competição.

Isso porque, o documento deverá facilitar a mudança de operadora, já que serão definidas regras (e provavelmente custos) para permitir que o usuário mantenha o seu número telefônico mesmo quando optar pelo serviço de outra operadora.

DDD

Diferente do serviço de telefonia local, a competição já mudou bastante o mercado de serviços de longa distância nacional (DDD). A Embratel, que respondia em 2000 por 35,73% dos minutos em ligações DDD, ficou no fim do ano passado com 25% do mercado. A Telefônica também teve sua participação reduzida de 29,40% para 24%, enquanto a Telemar saltou de 13,79% para 22%, e a Brasil Telecom de 10,57% para 21%. Outras empresas que dividiam 10,51% do tráfego, em dezembro de 2005 responderam por 8%, segundo dados da Anatel.

Na telefonia celular, o forte crescimento foi estimulado principalmente pela competição. O número de celulares saltou de 23,2 milhões em dezembro de 2000 para 46,3 milhões em 2003, e 93,04 milhões em julho deste ano.


Folhaonline

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)