Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Telefonia: consumidores estão desinformados sobre pulsos

Agência MJ - 23 de maio de 2007 - 19:36

O Mutirão da Telefonia, realizado hoje pelos Procons em todo o país, constatou que há uma grande desinformação dos consumidores sobre a mudança de pulso para minutos na cobrança das contas telefônicas.

Segundo o diretor do Departamento de Defesa e Proteção do Consumidor (DPDC), Ricardo Morishita, numa avaliação preliminar feita com as entidades de defesa, houve uma procura maior dos consumidores por orientação sobre a mudança no sistema do que esclarecimento de dúvidas, o que demonstra a falta de informação sobre a mudança no sistema telefônico brasileiro. Os novos planos estarão vigorando plenamente a partir do dia 31 de julho.

"O consumidor tem direito a essas informações", afirma Morishita ressaltando que caso fique constatada a falta de informação, será necessário intensificar a campanha de esclarecimento. O diretor do DPDC disse ainda que os consumidores devem procurar as empresas de telefonia para obter informações sobre as mudanças e esclarecer dúvidas.

Ricardo Morishita disse que o Mutirão dos Procons alcançou um resultado bastante positivo, apesar da falta de informação sobre a mudança. Segundo ele, na região Norte as entidades de defesa do consumidor deram prioridade às entrevistas para os meios de comunicação e colocaram técnicos especializados no assunto para atendimento exclusivo sobre a mudança.

Outros Procons adotaram outras estratégias, como os de Goiás e Uberlândia, que editaram cartilhas de esclarecimento e fizeram atendimento nas ruas. No Nordeste houve panfletagem dos técnicos numa abordagem direta dos consumidores. No Rio de Janeiro foi feita uma mesa redonda com advogados especialistas em defesa do consumidor para esclarecer dúvidas. No Rio Grande do Sul foi realizada uma entrevista coletiva para a imprensa com representantes do Procon estadual e da operadora que atende ao estado.

De acordo com Morishita, a campanha dos Procons para esclarecer aos consumidores a mudança na telefonia deverá prosseguir e se intensificar, principalmente quando estiver mais próxima da data limite para o fim da contagem por pulso.

SIGA-NOS NO Google News