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Telefone 135 do INSS: para os mal atendidos nas agências

Agência Brasil - 25 de setembro de 2007 - 09:48

Brasília - Os aposentados e pensionistas que se sentirem mal-atendidos nas agências bancárias e dos Correios, nos dias de pagamento, podem fazer a reclamação pelo telefone 135. O Ministério da Previdência lembrou que foi firmado acordo entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os bancos e a Empresa Brasileira de Correios (ECT) com a definição de regras de atendimento e de fiscalização .

O acordo prevê a abertura da agência duas horas antes do horário normal para atender exclusivamente aos segurados e, com isso, evitar filas. A espera para ser atendido dever durar, no máximo, 30 minutos e deverão ser disponibilizadas cédulas e moedas de baixo valor. Após a abertura da agência pagadora, não é permitida fila externa e o atendimento deve ser feito em local adequado, evitando-se o uso de escadas.

Para fiscalizar o cumprimento do acordo, o Instituto Nacional do Seguro Social (Inss) mantém o Serviço de Acompanhamento do Atendimento ao Beneficiário (Saab) que, nos primeiros cinco dias úteis de cada mês, percorre os locais de pagamento de maior fluxo, para verificar o atendimento prestado pelos bancos e Correios aos aposentados e pensionistas nesse período.

O INSS paga atualmente 24,9 milhões de benefícios. Na base de dados do instituto há 23.995 órgãos pagadores cadastrados, entre agências bancárias, postos e correspondentes bancários (Lotéricos, Caixa Aqui e Banco Postal).


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