Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Tecnologia para diminuir prejuízo no transporte

Agência Brasil - 25 de junho de 2004 - 10:00

A inadequação das embalagens para o transporte de produtos é um dos fatores responsáveis pelos prejuízos do setor. Por isso, o Inmetro e o Instituto Nacional de Transportes (INT) assinam amanhã, no Rio, com a agência de pesquisa japonesa Jica, 24 um acordo que permite a transferência de tecnologia para os países do Mercosul. Isso permitirá adequar as embalagens de produtos industriais para minimizar o índice de perdas durante o transporte.

O Japão tem experiência nos setores de embalagens e transportes, inclusive se valendo de um processo de otimização que determina qual embalagem deve ser utilizada para rotas distintas, no caso de grandes diferenças de estado de conservação destas vias no que tange à vibração e condições ambientais com temperatura e umidade, principalmente no caso de produtos de alta qualidade.

Cada produto deve ter sua embalagem adequadamente projetada e especificada, levando-se em consideração as rotas e os meios de transporte utilizados, fatores que causam danos às mercadorias durante a distribuição e que se mostram hoje cada vez mais complexos e interativos, requerendo processos de medição cada vez mais sofisticados. No Mercosul a disponibilidade, tanto de especialistas como de equipamentos e instrumental de medição neste campo ainda é pequena.

Devido a isto e à falta de material de acondicionamento próprio para o transporte de mercadorias, algumas empresas reforçam as embalagens muito além do necessário ou, o que é pior, reembalam os produtos nos seus destinos. Como consequência, seus custos de distribuição sobem muito, o que lhes tira a competitividade.

Este acordo pode ser o ponto de partida para a redução dos altos custos incidentes sobre o transporte de mercadorias, porque os índices de perdas atingem a cerca de 15% do valor do produto. Este índice de perdas não diz respeito às embalagens danificadas mas aos produtos nelas acondicionados. (Ascom Inmetro)

SIGA-NOS NO Google News