Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Técnicos submetem proposta de manter restrição ao Mapa

Fernanda Mathias/Campo Grande News - 17 de agosto de 2006 - 10:21

Hoje entra para o segundo dia a reunião técnica entre representantes do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e SFA (Superintendência Federal de Agricultura), para discutir nova sorologia feita em Eldorado, Mundo Novo e Japorã, que teve alguns animais reagentes para febre aftosa.

O superintendente federal de Agricultura, José Antônio Felício, disse que será submetida ao Departamento de Defesa Animal, do Mapa, minuta de nota técnica que deve ser divulgada para a imprensa. “Não há confirmação, nem explicação técnica-científica para dizer que a sorologia foi favorável à aftosa. O que ficou evidente é que temos de continuar ações de vigilância”, disse Felício.

Ele voltou a falar que os animais não têm manifestações clínicas e que os resultados reagentes podem ser por interferência de vacina. A segunda bateria de exames também trouxe animais reagentes. Houve variação de número de animais reagentes: em algumas propriedades aumentou em relação à bateria passada e em outras diminuiu.

Como precaução, afirma Felício, tudo indica que as propriedades devem permanecer interditadas. Por outro lado, as limitações à atividade pecuária dos municípios podem ser afrouxadas, considerando as ações já adotadas e a situação de penúria destas cidades.

SIGA-NOS NO Google News