Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Técnicos europeus ampliam roteiro em MS

Cristiane Sandim - 27 de janeiro de 2009 - 13:34

Os veterinários europeus que já estão em Mato Grosso do Sul para avaliar os Estabelecimentos Rurais Aprovados no SISBOV (ERAS), ampliaram o roteiro da visita e incluíram uma terceira propriedade rural, no município de Itaquiraí – distante 400 km da Capital. O grupo chegou ontem, antecipando em um dia a programação, e permanece no Estado até sexta-feira (30), quando segue para Brasília.



Segundo a Superintendência Federal da Agricultura no Estado (SFA/MS), apenas as propriedades de Três Lagoas e Campo Grande estão habilitadas ao mercado europeu. “Eles chegaram com a programação alterada e nela estava a localização geográfica de outra propriedade. Não há justificativa para nós, apenas temos que cumprir o roteiro”, salienta o superintendente estadual Orlando Baez.



Além de Baez também acompanham a missão o responsável pelo Sisbov no Estado, Orazil Baldini, o presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Roberto Bacha, e outros fiscais federais e estaduais. A secretária de Produção (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, deve se juntar ao grupo amanhã.



ROTEIRO



Especializados em saúde pública, os três técnicos europeus – o belga Andre Evers, o alemão Waltraud Hilde e a espanhola Julia Lopez Soriano – iniciaram hoje pela manhã os trabalhos em Três Lagoas, onde visitam a fazenda União, que inclusive já realizou o primeiro abate para o mercado europeu no ano passado. Ainda na divisa com São Paulo a missão também deve passar na parte da tarde por Andradina/SP.



Amanhã o grupo se desloca para Campo Grande onde visita a fazenda Primavera, na divisa com Nova Alvorada (150 km da Capital). Já na quinta-feira (29) o dia está reservado para visita ao frigorífico Bertin, em Naviraí (360 km da Capital). Saindo daquele município na sexta-feira (30) os técnicos passam pela terceira fazenda, em Itaquiraí, e de lá retornam para Campo Grande quando seguem no final do dia para Brasília.


VISITA ZAV


Semana passada outros dois técnicos europeus estiveram no Estado. Naquela ocasião os veterinários Denôit Salveroche e Georg Czis, ambos especialistas em saúde animal, não só receberam informações detalhadas sobre a Zona de Alta Vigilância (ZAV) como também visitaram agências da Iagro em Campo Grande e Caracol, além de duas propriedades inseridas na ZAV, também no município de Caracol.

SIGA-NOS NO Google News