Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Técnicos do TCE ministram palestras na 13ª Semana

Maria Antonieta Maksoud - 21 de setembro de 2005 - 06:59

Como pano de fundo o cenário da administração pública, os técnicos do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS) ministraram palestras durante toda a manhã dessa terça-feira (20/09), para os acadêmicos da Uniderp participantes da 13ª Semana de Administração, que acontece de 19 a 21 de setembro. As palestras enfocaram diretamente os temas centrais da Semana, que são o empreendedorismo, a mudança e a gestão estratégica; não deixando de lado o fator da atualidade nos assuntos abordados.

No total, cinco técnicos do TCE discorreram sobre a “Administração Pública” pelo diretor-geral de Controle Externo do TCE, Silvano dos Santos Livramento; “O TCE no Contexto da Sociedade” pelo coordenador da Excoex, Reinaldo Guimarães de Campos; “Estatuto das Cidades” pelo arquiteto Júlio Diniz, “Concurso Público e Lei de Responsabilidade Fiscal” pelo auditor de Controle Externo, Marcílio Arnaldo de Alencar e finalizando o tema: “Licitações” pela assessora jurídica Odette Cardoso Ramalho.

Para os técnicos, a presença dos jovens, desde a entrada na Universidade, no Tribunal de Contas, demonstra a vontade de participação dos acadêmicos na gestão pública. “O Tribunal está de portas abertas a receber todos os acadêmicos que se interessem em conhecer como acontece a fiscalização das contas públicas”, destacou o diretor-geral de Controle Externo, Silvano. Já para os acadêmicos, está é uma oportunidade de conhecer o mercado de trabalho e ajudar na crise atual em que o país vive.

“Temos que estar por dentro de tudo, pois somos os futuros administradores deste país”, afirmou a acadêmica da Uniderp, Ana Clara Dias. Ao final das palestras, todas com 25 minutos de apresentação cada, os técnicos palestrantes do TCE participaram de uma mesa-redonda e debate com os acadêmicos sobre os temas. Foi apresentado aos alunos o vídeo educativo do Gibi-Contas, produzido especialmente aos alunos das 8ª séries das escolas públicas, parte do projeto “TCE na Escola”.

Semana – A Semana de Administração continua nesta terça-feira, às 19h30min, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, a dupla Laura e Aurélio realiza uma apresentação especial. Às 19h50min, a JR UNIDERP, empresa júnior da Instituição, faz apresentação dos seus trabalhos. Às 20h30, o professor Idalberto Chiavenatto aborda o tema Dando Asas ao Espírito Empreendedor. Após a palestra Chiavenatto participa de uma sessão de fotos e autógrafos.

Durante a Semana, os participantes terão a oportunidade de conhecer exemplos de empreendedores de sucesso, além de ampliar e refletir sobre a preparação atual de um administrador e como obter estas habilidades, e proporcionar uma visão ampla sobre o mercado de trabalho atual, estimulando assim seu espírito empreendedor. No dia 21, das 08h15min às 11 horas, Flávio Luis Rego e Gilmar Silva falam sobre Empreendedorismo, no auditório do bloco V, no campus I da UNIDERP.


SIGA-NOS NO Google News