Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

04/10/2016 11:00

Técnica: cuidados para correr em descidas

Ativo.com

É comum pensar que descer é bem mais fácil do que subir, afinal, o esforço cardiorrespiratório é muito maior nas subidas. Porém, uma série de outros fatores torna o ato de correr em descidas um pouco mais complicado. Para te ajudar a encarar as ladeiras sem erros, falamos com um especialista no assunto, Marcelo Zenaro Mattos, treinador da Movementls e especialista em corrida de rua.

“Na descida a musculatura realiza contrações excêntricas, chamadas de dinâmica negativa, ou de alongamento. Precisamos desacelerar, já que estamos descendo e o músculo se alonga para frear o movimento e absorver o choque nas pisadas no asfalto. Esse esforço para frear é até três vezes maior que na corrida plana e duas vezes maior que em subidas”, explica Marcelo.

Essa diferença entre a força e resistência pode gerar sobrecargas, principalmente nas articulações do tornozelo, as que mais sofrem na hora de correr em descidas (como o corpo todo é interligado, joelhos, quadril e outros ligamentos também são afetados).

Técnica em dia
Para correr bem nas descidas tudo começa com uma boa preparação muscular. “Inclua em sua rotina de treino exercícios de fortalecimento para todos os grupos musculares, colocando exercícios que priorizem as contrações excêntricas (de ‘esticar’), além de incluir nos treinos percursos com subidas e descidas”, indica Marcelo. O treinamento de flexibilidade, como alongamentos, também auxilia numa maior adaptação muscular.

E cuidado. Nada de tentar recuperar tempo na descida acelerando demais. “O impacto gerado pode colocar toda a prova em risco, então aproveite a descida para recuperar o fôlego”, aconselha Marcelo, que ensina. “A pisada na descida deve funcionar como uma mola, entrando levemente com o calcanhar e impulsionando com a parte da frente do pé, fazendo uma espécie de rolamento com o pé”.

Já os braços devem ser controlados para não perdermos ou alterarmos o equilíbrio. “Mantenha os braços passando ao lado do corpo, evitando cruzá-los na frente, para manter a passada alinhada, ajustando o centro de gravidade”, finaliza o especialista.

Fonte: Professor Marcelo Zenaro Mattos, Educador Físico, Formado pela Universidade São Judas Tadeu (2003), Professor da Movementls, treinador das modalidades de Ginástica Funcional e Treinamento de corrida, * S.M.A.R.T. team treinador de corrida

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)