Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

TCU começa a fiscalizar segunda a operação tapa-buraco

Agência Brasil/ Cristina Indio do Brasil - 27 de janeiro de 2006 - 13:17

O Tribunal de Contas da União (TCU) começa, na próxima segunda-feira (30), a fiscalizar a operação tapa-buracos que o governo federal desenvolve para a recuperação emergencial das estradas brasileiras. \"O Tribunal de Contas da União tem a função de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos federais em qualquer circunstância\", disse o presidente do TCU, ministro Adylson Motta, em entrevista ao programa Notícias da Manhã, da Rádio Nacional.

Para o presidente do TCU, considerando a rapidez com que o governo pretende executar a operação, ela requer ação mais intensa e imediata por parte do tribunal. Cem técnicos vão formar equipes para fiscalizar os trechos que estão sendo restaurados em todo o país. \"Na medida em que houver alguma denúncia de irregularidade que esteja sendo cometida em algum trecho de estrada, vamos reforçar a equipe e pôr mais técnicos se for o caso\", adiantou.

Segundo Motta, a fiscalização tem o objetivo de evitar que ocorra qualquer tipo de fraude ou de deslize nos contratos de execução de obras, considerando principalmente que são 26 mil quilômetros a serem restaurados. \"Uma parte vai se abrigar em contratos já existentes e vamos examinar se esses contratos estão ainda em vigor. Em sete mil quilômetros desses 26 mil, o governo pretende fazer com dispensa de licitação. Isso tem que ser rigorosamente fiscalizado para ver se pode se enquadrar como tal\", afirmou.

O presidente do TCU disse que uma das características do caráter emergencial da obra para dispensar a licitação é a imprevisibilidade, que pode ser em função de um problema qualquer nas estradas causado por um fenômeno natural ou uma catástrofe. Ele ponderou, no entanto, que no caso atual, há uma dificuldade porque os buracos são conseqüência de fatores previsíveis, decorrentes de negligência do poder público e de governos ao longo de anos. \"Não tiveram competência de fazer a conservação das estradas brasileiras. Essa é a razão da ação reforçada do tribunal, que contará também com a participação da Corregedoria-Geral da União.

O ministro Waldir Pires esteve no TCU e pretende colocar a instituição à disposição desse trabalho\", disse Motta. Segundo ele, a operação contará ainda com o apoio dos ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff, e dos Transportes, Alfredo Nascimento \"Eles foram ao tribunal pedir que o TCU fizesse uma fiscalização rigorosa\".

SIGA-NOS NO Google News