Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

24/08/2005 08:04

TCE/MS orienta como fazer com despesas não empenhadas

Luiz Junot

As despesas de exercício encerrado, que estejam comprovadas através de contrato (despesa de caráter continuado) e que não foram empenhadas, devem ser pagas pela atual administração, havendo necessidade de novo empenho, em virtude deste procedimento não ter ocorrido no exercício anterior. A orientação é do Tribunal de Contas do Estado aos gestores públicos, em resposta a consulta formulada pela Prefeitura Municipal de Ponta Porã, aprovada pelo Tribunal Pleno na semana passada, após parecer do Ministério Público Especial de conformidade com o voto do conselheiro-relator, Carlos Ronald Albaneze.

Ainda de acordo com o relatório-voto, publicado no Diário Oficial do Estado de 19 de agosto, na página 19, segundo a Lei Complementar Federal nº 101/2000 (LRF) e Lei Federal nº 4320/64 deve-se contabilizar a operação como Despesas de Exercício Anterior. Essas despesas, mesmo regularmente empenhadas, mas sem disponibilidade financeira devem ser pagas pela atual administração, contabilizando-se a operação, dando-se baixa nos Restos a Pagar respectivo.

Ao final, o conselheiro-relator esclarece que “a liquidação da despesa, segundo a disciplina do artigo 63, parágrafos e incisos da Lei Federal nº 4320/64, pressupõe, além de outras providências a serem tomadas pela administração, a existência de prévio empenho. Logo, se a despesa foi legalmente empenhada e liquidada, porém o seu pagamento não foi efetuado até o final do exercício, justifica-se a sua inscrição em Restos a Pagar do exercício. Nesse caso, compete à atual administração disponibilizar os recursos financeiros necessários para o seu pagamento, seguindo-se a devida baixa nos Restos a Pagar”.




Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)