Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

TCE/MS instala sofware livre em todos computadores

20 de outubro de 2008 - 14:33

A Assessoria de Informática do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS) concluiu a instalação do software livre BrOffice.org em todos os computadores da Corte de Contas. Na última sessão ordinária do Pleno do TCE, realizada no dia 15/10/2008, o chefe da Assessoria de Informática, Luis Manoel Moreira, fez uso da palavra para explicar aos conselheiros, auditores e procuradores a importância da medida e as vantagens do uso deste software. Segundo ele, os servidores estão recebendo treinamento específico para o uso BrOffice.org no laboratório de informática do TCE/MS.

Moreira solicitou o apoio dos conselheiros, auditores e procuradores no sentido de que eles estimulem e orientem a utilização do BrOffice.org por parte dos servidores. De acordo com Moreira, o uso de software livre é indicado pelo Governo Federal e está embasado na lei estadual nº 2.649, de 11 julho de 2003, que estimula a utilização de programas abertos, livres de restrições proprietárias quanto à sua cessão, alteração e distribuição em equipamentos de informática e sistemas na Administração Pública Direta e Indireta, as Autarquias, as Fundações Públicas e Empresas Públicas.

Por ser um software de código aberto, o BrOffice.org pertence a uma categoria de softwares com uma dinâmica diferenciada de mercado, que prioriza os serviços e a criação de conhecimento em vez da venda de licenciamento do software. O usuário tem a possibilidade de copiar, instalar e distribuir livremente o BrOffice.org, ou seja, basta fazer o download e instalá-lo, sem que seja necessário adquirir uma licença para isso. Pela sua vantajosa relação custo-benefício, o OpenOffice.org é a melhor alternativa para as organizações que querem ampliar o seu parque tecnológico mantendo a qualidade dos recursos computacionais e direcionando os investimentos de forma inteligente.

Cada vez mais as organizações estão interessadas em soluções tecnológicas confiáveis, flexíveis, funcionais e economicamente viáveis. Dentro desse contexto está inserido o BrOffice.org/OpenOffice.org: um conjunto de aplicativos de produtividade, reunindo, em um só pacote, editores de textos, planilhas eletrônicas, desenhos, apresentações, fórmulas matemáticas e acesso a dados. O BrOffice.org é a versão brasileira do OpenOffice.org.

O interesse inicial das organizações pelo BrOffice.org deriva do seu custo de licenciamento zero, ou seja, não é necessário nenhum tipo de pagamento para a instalação, cópia ou distribuição do programa. Neste sentido, o BrOffice.org vem conquistando cada vez mais usuários corporativos pela sua qualidade, impressionando aqueles que, inicialmente, viam apenas o custo zero de licenciamento como vantagem da aplicação.

De acordo com Moreira como pontos fortes do BrOffice.org estão ainda a interface familiar; a possibilidade de utilizá-lo em diversos sistemas operacionais (Windows, GNU/Linux e FreeBSD); a compatibilidade com formatos de arquivo de outros pacotes, como o Microsoft Office e o amplo leque de funcionalidades disponíveis.






Flávio Teixeira - Assessoria de Comunicação

SIGA-NOS NO Google News