Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

TCE forma turma de técnicos em curso de espanhol

Luis Junot - 07 de dezembro de 2005 - 09:55

Depois de dois anos assistindo aulas, duas vezes por semana, dez técnicos do Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul (TCE/MS) receberam nessa terça-feira (06.12) o certificado de conclusão do curso em língua estrangeira, o espanhol, promovido pelo Centro de Aperfeiçoamento de Pessoal (Cenapp). De acordo com o presidente doTCE, José Ancelmo dos Santos agora, “esses servidores terão a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido, em muitos contratos feitos pelo Governo do Estado e municípios na língua hispânica que passam pela análise do Tribunal”.
Segundo informou o coordenador do Cenapp, Reinaldo Guimarães de Campos as aulas foram ministradas pelo professor Samuel Chaia Jacob Junior, graduado em Administração de Empresas e mestre em ensino de Língua Estrangeira e Informática Educativa, pela Universidade Católica Dom Bosco, na sede do TCE a custo inferior dos cursos tradicionais. Esse ano se formou a primeira turma de espanhol com 10 formandos.
Além do presidente do Tribunal, a entrega dos certificados contou com a participação dos cônsules do Paraguai, Juan Melciades Casal Pedroso e da Bolívia, Antonio Mariaca que destacaram o apoio do Tribunal ao investir na qualificação de seus técnicos, bem como, afirmaram que através do idioma (Espanhol), os países do Mercosul tendem a aprofundar seus laços históricos, culturais e econômicos, o que fortalece a América do Sul.
Para os técnicos do Tribunal, a oportunidade uniu fatores de falta de tempo e financeiro. Como o caso da funcionária da 4ª Inspetoria do TCE, Kátia Carneiro, que não conseguia conciliar os horários do trabalho com as aulas oferecidas nos cursos oferecidos na cidade. “Pude estudar no final do expediente e hoje já consigo acessar a Internet e ler fluentemente um jornal espanhol”, gaba-se a funcionária. Da mesma opinião compartilha a funcionária do Ministério Público Especial (MPE), Conceição Aparecida Faleiros, que aproveita para falar em espanhol. “Estoi mucho contenta em hablar espanhol em Tribunal de Cuentas”, argumentava a técnica do MPE já no último mês de outubro.
Já a servidora Maria Cristina Beltran informou que o interesse pelo espanhol, além de auxiliar no seu trabalho, vai ajudar nas viagens à Espanha e comunicação com as filhas que moram naquele país. Também Maria Bernadete Tonete, técnica de controle externo disse que está preparada não só para falar, mas ler, escrever e servir de intérprete quando necessário. Os demais servidores que concluíram o curso são: Cláudia Mazza Anache, Zélia Inácio Mendonça, Danielli Leite dos Santos Pontes, Jardel Renomato, Irene Satsico Oshiro e Rosângela da Rocha Chaves.

SIGA-NOS NO Google News