Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

07/12/2005 09:55

TCE forma turma de técnicos em curso de espanhol

Luis Junot

Depois de dois anos assistindo aulas, duas vezes por semana, dez técnicos do Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul (TCE/MS) receberam nessa terça-feira (06.12) o certificado de conclusão do curso em língua estrangeira, o espanhol, promovido pelo Centro de Aperfeiçoamento de Pessoal (Cenapp). De acordo com o presidente doTCE, José Ancelmo dos Santos agora, “esses servidores terão a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido, em muitos contratos feitos pelo Governo do Estado e municípios na língua hispânica que passam pela análise do Tribunal”.
Segundo informou o coordenador do Cenapp, Reinaldo Guimarães de Campos as aulas foram ministradas pelo professor Samuel Chaia Jacob Junior, graduado em Administração de Empresas e mestre em ensino de Língua Estrangeira e Informática Educativa, pela Universidade Católica Dom Bosco, na sede do TCE a custo inferior dos cursos tradicionais. Esse ano se formou a primeira turma de espanhol com 10 formandos.
Além do presidente do Tribunal, a entrega dos certificados contou com a participação dos cônsules do Paraguai, Juan Melciades Casal Pedroso e da Bolívia, Antonio Mariaca que destacaram o apoio do Tribunal ao investir na qualificação de seus técnicos, bem como, afirmaram que através do idioma (Espanhol), os países do Mercosul tendem a aprofundar seus laços históricos, culturais e econômicos, o que fortalece a América do Sul.
Para os técnicos do Tribunal, a oportunidade uniu fatores de falta de tempo e financeiro. Como o caso da funcionária da 4ª Inspetoria do TCE, Kátia Carneiro, que não conseguia conciliar os horários do trabalho com as aulas oferecidas nos cursos oferecidos na cidade. “Pude estudar no final do expediente e hoje já consigo acessar a Internet e ler fluentemente um jornal espanhol”, gaba-se a funcionária. Da mesma opinião compartilha a funcionária do Ministério Público Especial (MPE), Conceição Aparecida Faleiros, que aproveita para falar em espanhol. “Estoi mucho contenta em hablar espanhol em Tribunal de Cuentas”, argumentava a técnica do MPE já no último mês de outubro.
Já a servidora Maria Cristina Beltran informou que o interesse pelo espanhol, além de auxiliar no seu trabalho, vai ajudar nas viagens à Espanha e comunicação com as filhas que moram naquele país. Também Maria Bernadete Tonete, técnica de controle externo disse que está preparada não só para falar, mas ler, escrever e servir de intérprete quando necessário. Os demais servidores que concluíram o curso são: Cláudia Mazza Anache, Zélia Inácio Mendonça, Danielli Leite dos Santos Pontes, Jardel Renomato, Irene Satsico Oshiro e Rosângela da Rocha Chaves.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)