Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

18/08/2006 08:01

TCE- Campo Grande e cultura japonesa são temas da Mostra

Flávio Teixeira

A V Mostra Cultural do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS) tem como tema “Campo Grande: 107 anos de arte e integração” em homenagem ao aniversário de Campo Grande e ao centenário de Imigração Japonesa no Brasil, que acontece em 18 de junho de 2008 e cujos preparativos já mobilizam a comunidade nipo-brasileira. Estão sendo apresentadas 105 telas produzidas nas mais diversas técnicas por 38 artistas sul-mato-grossenses; 39 esculturas de nove artistas, além de uma instalação de arte em Origami, objetos artísticos e um verdadeiro jardim japonês.

A abertura da V Mostra acontece na próxima terça-feira (22/08), às 19h30 com a presença do prefeito da Capital, Nelson Trad Filho e do presidente do TCE/MS, José Ancelmo dos Santos e com apresentação de dança típica japonesa pelo Clube Okinawa e Grupo Taiko. “Pela sua diversidade e quantidade de obras , acreditamos que a V Mostra cumpre com os objetivos de divulgar a arte regional e, ao mesmo tempo, homenagear nossa Capital e a comunidade nipo-brasileira” afirmou José Ancelmo.

De acordo com o artista plástico e curador da exposição, José Teffi, diversos artistas produziram telas tendo como tema os pontos turísticos e históricos da Capital. “Esse é o caso do artista Fujita que apresenta telas reproduzindo imagens da Igreja São Francisco, Feira Central, Praça Ary Coelho, Museu Antônio Pereira, Praça da República”, explica Teffi. Além dos temas ligados à Capital, Fujita expõe uma tela que reproduz o navio Kasato-Maru, que trouxe ao Brasil os primeiros imigrantes japoneses.

Outros artistas que tratam do tema Campo Grande são Fernando Del Pierro (Cavalo do Parque das Nações Indígenas), Gleide (Ipê Rosa da Praça Ary Coelho), Izacc Ribeiro (Rua 14 de Julho na Década de 20), Jonir Figueiredo (Santo Antônio dos Campos de Vacaria), Mary Conceição (Cabeceira do Córrego Prosa), Nancy Angélica (Morada dos Baís, Igreja São Francisco, Igreja São Benedito, Coreto da Cabeça de Boi, Chafariz da Praça Ary Coelho), Sandra Mourão (Igreja São Franscisco) e Simone Neiva (Retratos da Cidade).

Diversas telas tratam de temas relacionados à cultural oriental e aos nipo-brasileiros, como as obras de Daneille Kobayashi (Tsuru da Saúde, Princesa Sayuri I e II), Marisa Storti (Oriente Vermelho), Mineo Yamamoto (Monte Fuji e Kegon No Taki), Yoshiro Kikuchi (Tsuru – Pássaro Símbolo do Pantanal). Além disso o Grupo Ecoema, do Ateliê Lúcia Borsa, expõe a instalação “Vivendo o Origami” e a empresa de Paisagismo Shinsei irá montar em um dos seguões internos do TCE um autêntico jardim japonês.

Os artistas que estão participando da V Mostra com mostra de telas são: Adelaide Martins, Amin, Ana Cavalli Bertotto, Antonio Lima, Ary Correa Jr., Bakargy, Bellini, Duart´s, Edilce Suffiatti Mesnerovicz, Evandro Prado, Fernando Del Pierro, Ferreira, Fujita, Gleide Inês, Izaac Ribeiro Sobrinho, Joacilei, Jonir Figueiredo, Lélia de Sena, Lelo, Lúcia Barbosa, Mara Stiehler, Maria Eugenya Lima, Marisa Barros M. Storti, Mary, Mineo Yamamoto, Nancy Angélica, NancyLacerda, Nilo Arashiro, Patricia Helney, Pimpi, Roberto Passos, Sandra Mourão, Syuri Craveiro, Simone Neiva, Suelly Egito, Vanda Staut Baltuilhe, Victória Braun, Yoshiro Kikuchi.

Estão expondo ainda os escultores Anor Mendes, Ana Mendes, Clara Rahe, Ferreira, Irani Braun Bucker, Jaqueline Abrão, Neide Ono, Paulo Celestino e Ricardo. Os artistas Evandro Prado e Roberto Passos expõem objetos artísticos. O Espaço Cultural do TCE/MS fica aberto no horário comercial de segunda a sexta, no Parque do Poderes, bloco 29. A entrada é franca e as obras podem ser adquiridas diretamente do artista.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)