Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

28/05/2006 18:04

Taxa de reprovação do Congresso cai 5 pontos desde abril

Marina Miranda / Campo Grande News

A maioria dos eleitores, 42%, considera ruim ou péssimo o desempenho do Congresso Nacional, conforme apontou a última pesquisa do Datafolha. A taxa de reprovação, contudo, caiu cinco pontos percentuais desde o levantamento de abril, segundo reportagem da Folha de São Paulo deste domingo.

A imagem do Legislativo não se deteriorou, apesar da absolvição de mais envolvidos no escândalo do mensalão e da deflagração, em 4 de maio, da Operação Sanguessuga, que já resultou na prisão de dois ex-deputados federais e na acusação de que diversos parlamentares teriam recebido propina. A taxa dos que avaliam o Parlamento como ótimo ou bom não chegou a subir: oscilou de 13% para 12%. O que aumentou, de 34% para 37%, foi a soma dos que consideram regular a atuação dos deputados e senadores.

A pesquisa mostra que os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) são os mais satisfeitos com o Legislativo: 16% aprovam ante 34% que desaprovam. A insatisfação aumenta entre os simpatizantes do pré-candidato tucano Geraldo Alckmin (11% de aprovação e 47% de desaprovação) e alcança seu ponto máximo entre os admiradores de Heloisa Helena, do PSOL (8% de aprovação, 57% de desaprovação), e entre aqueles que pretendem anular o voto ou votar em branco (5% de aprovação e 56% de desaprovação).

A aprovação cresce à medida que aumenta a aprovação ao presidente Lula: entre os que avaliam o governo como ótimo ou bom, 21% aprovam o Congresso, e apenas 30% o reprovam. Em contrapartida, entre os insatisfeitos com Lula, 64% criticam o Congresso, contra apenas 7% que o elogiam.

Já os adeptos do PSDB são muito mais críticos (53% de reprovação) que os do PT (38% de reprovação), mas a simpatia por outros partidos de oposição não significa automaticamente rejeição ao Legislativo: a aprovação aos parlamentares chega a ser maior entre os eleitores do PFL (17%), por exemplo, do que entre os do PT (14%).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)