Cassilândia, Domingo, 24 de Setembro de 2017

Últimas Notícias

28/05/2006 18:04

Taxa de reprovação do Congresso cai 5 pontos desde abril

Marina Miranda / Campo Grande News

A maioria dos eleitores, 42%, considera ruim ou péssimo o desempenho do Congresso Nacional, conforme apontou a última pesquisa do Datafolha. A taxa de reprovação, contudo, caiu cinco pontos percentuais desde o levantamento de abril, segundo reportagem da Folha de São Paulo deste domingo.

A imagem do Legislativo não se deteriorou, apesar da absolvição de mais envolvidos no escândalo do mensalão e da deflagração, em 4 de maio, da Operação Sanguessuga, que já resultou na prisão de dois ex-deputados federais e na acusação de que diversos parlamentares teriam recebido propina. A taxa dos que avaliam o Parlamento como ótimo ou bom não chegou a subir: oscilou de 13% para 12%. O que aumentou, de 34% para 37%, foi a soma dos que consideram regular a atuação dos deputados e senadores.

A pesquisa mostra que os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) são os mais satisfeitos com o Legislativo: 16% aprovam ante 34% que desaprovam. A insatisfação aumenta entre os simpatizantes do pré-candidato tucano Geraldo Alckmin (11% de aprovação e 47% de desaprovação) e alcança seu ponto máximo entre os admiradores de Heloisa Helena, do PSOL (8% de aprovação, 57% de desaprovação), e entre aqueles que pretendem anular o voto ou votar em branco (5% de aprovação e 56% de desaprovação).

A aprovação cresce à medida que aumenta a aprovação ao presidente Lula: entre os que avaliam o governo como ótimo ou bom, 21% aprovam o Congresso, e apenas 30% o reprovam. Em contrapartida, entre os insatisfeitos com Lula, 64% criticam o Congresso, contra apenas 7% que o elogiam.

Já os adeptos do PSDB são muito mais críticos (53% de reprovação) que os do PT (38% de reprovação), mas a simpatia por outros partidos de oposição não significa automaticamente rejeição ao Legislativo: a aprovação aos parlamentares chega a ser maior entre os eleitores do PFL (17%), por exemplo, do que entre os do PT (14%).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 23 de Setembro de 2017
Sexta, 22 de Setembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)