Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Taxa de juros do cheque especial em maio é a maior

Elaine Patricia Cruz /ABr - 12 de maio de 2008 - 19:18

São Paulo - A taxa média de juros do cheque especial para pessoa física, no início do mês de maio, já é a maior desde agosto de 2003. A elevação na taxa, medida no último dia 6, pela Fundação Procon, em São Paulo, chegou a 8,61% em média. O índice foi apurado em dez instituições financeiras no Brasil e apresentado hoje (12).


Segundo o Procon, em agosto de 2003 a taxa de juros do cheque especial foi, em média, de 9,17%. Já em abril deste ano, a taxa média dos juros do cheque especial foi de 8,49%.

A pesquisa também apresentou um aumento na taxa média de juros cobrada pelos bancos em empréstimos pessoais. Em maio, a taxa média para empréstimo pessoal foi de 5,59% ao mês, superior a abril, quando a taxa média foi de 5,53%. De acordo com o Procon, é o maior valor observado em empréstimo pessoal desde setembro de 2003, quando a média foi de 5,73%.

Segundo a instituição, as altas nas taxas de juros do cheque especial e para empréstimo pessoal, registradas no início de maio, mostram uma tendência de alta no mercado, como reflexo da política adotada pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Em abril, o Copom subiu a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, passando para 11,75% ao ano.

O Procon recomenda ao consumidor tomar alguns cuidados antes de tentar contratar um empréstimo, tais como analisar a necessidade real de crédito e, ainda, só utilizar o cheque especial em situações emergenciais. Para resolver problemas financeiros de curto prazo, o consumidor deve escolher linhas de crédito mais baratas, e o ideal é evitar empréstimos de longo prazo.



SIGA-NOS NO Google News