Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Tatuagens temporárias feitas com henna podem causar queimaduras e cicatrizes

News Med - 03 de setembro de 2015 - 13:30

Nem todos os pigmentos de uma tatuagem são conhecidos como sendo seguros para utilização na pele. As tatuagens de henna preta ou azul podem conter ingredientes que ajudam a imagem a aderir melhor à pele, mas que podem causar problemas para algumas pessoas, tais como bolhas, queimaduras dolorosas e cicatrizes indesejáveis e permanentes.

A Food and Drug Administration (FDA) recebeu relatórios de reações a alguns tipos de decalques de tatuagens temporárias e recomenda a todas as pessoas interessadas em fazer uma tatuagem temporária, que antes de utilizá-la em seu rosto, por exemplo, façam um teste em uma parte menos visível do corpo.

A henna é um corante feito a partir de uma planta e está aprovada apenas para uso como corante de cabelo. Ela não está aprovada para aplicação direta na pele, como é o processo de decoração de corpo conhecido como mehndi.

A henna produz tipicamente um tom marrom, marrom-alaranjado ou castanho-avermelhado, mas outros ingredientes têm sido adicionados para produzir outras cores, tais como aquelas comercializadas como "henna negra" e "henna azul." Mesmo tons marrons de produtos comercializados como "henna" podem conter outros ingredientes destinados a torná-los mais escuros ou fazer com que a coloração na pele dure por mais tempo.

A chamada "henna negra" pode conter uma substância chamada paraphenylenediamine, também conhecida como PPD, que só é permitida para uso em tinturas de cabelo e pode irritar a pele. Em alguns casos, a chamada "henna negra" consiste apenas de tinta para cabelo, que um artista mistura diretamente à henna que vai aplicar ao fazer uma tatuagem na pele de um cliente.

PPD e alguns outros corantes capilares podem provocar reações em alguns indivíduos. Essa é a razão de as embalagens de tinturas de cabelo terem uma instrução de cuidado para fazer um teste em uma pequena área da pele antes de usá-las.

SIGA-NOS NO Google News