Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Tarso Genro indicado candidato à presidência do PT

24 de julho de 2005 - 09:11

O Campo Majoritário do PT, corrente que controla o partido, indicou ontem Tarso Genro como candidato à presidência da legenda na eleição que ocorre em 18 de setembro.

Genro, que preside a sigla desde o afastamento de José Genoino no começo deste mês, disse, entretanto, que precisaria de uma semana para decidir se aceitaria a indicação.

Ele quer consultar outras correntes do PT --que também vão lançar candidatos-- e tentar fechar um pacto de não-agressão durante a eleição. A cúpula avalia que uma eleição tumultuada poderia fragilizar ainda mais o partido, em crise desde o surgimento das denúncias do "mensalão" há pouco mais de 45 dias.

Genro é considerado como um dos poucos integrantes do Campo Majoritário com capacidade para unir as diversas tendências internas do PT em torno de um projeto único.

Caso mesmo assim ele desista da eleição, outros possíveis nomes seriam o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT); o secretário-geral do partido, Ricardo Berzoini; e ex-secretário de Direitos Humanos Nilmário Miranda; e o assessor especial da Presidência da República Marco Aurélio Garcia.

Antes das denúncias do "mensalão", Genoino era considerado o candidato natural do Campo Majoritário. Mas as denúncias sobre o suposto pagamentos por parte do PT aos partidos da base aliada e o escândalo envolvendo um assessor de seu irmão, preso pela Polícia Federal com US$ 100 mil na cueca, fizeram com que ele abandonasse a eleição.

SIGA-NOS NO Google News