Cassilândia, Domingo, 20 de Maio de 2018

Últimas Notícias

23/03/2004 16:38

Tarso fala no Senado sobre a reforma universitária

Agência Senado

Em audiência pública na Comissão de Educação (CE), realizada nesta terça-feira (23), o ministro da Educação, Tarso Genro, afirmou que a reforma do ensino superior, tema que gerou a realização da reunião, pretende reforçar, requalificar e ampliar a universidade pública para que seja base de referência do sistema de ensino superior nacional. O ministro afirmou que uma proposta da reforma estará formatada em novembro e enviada ao Congresso ainda este ano.

Tarso pretende com a reforma reordenar as relações entre o ensino público e o privado no Brasil. O ministro afirmou que o governo quer aumentar gradativamente o acesso às universidades públicas e às privadas, de forma que ambas sejam postas nos trilhos do interesse público.Como ponto de partida para essas realizações, o ministro afirmou ser preciso definir a qual projeto nacional essa reforma corresponde.

Para Tarso Genro, um projeto de Nação, em termos educacionais, deve ser a criação de um país capaz de obter suficiência tecnológica e de integrar-se de maneira cooperativa e soberana à economia global. O ministro destacou a necessidade de haver um fundo de financiamento para as universidades públicas. Esse fundo precisa dar estabilidade e previsibilidade financeira às universidades, sustentou.

- Mas precisamos dizer como serão financiadas as universidades e a reforma. Podemos ter propostas de reforma edificantes e bem elaboradas mas que não possam ser financiadas. Isso não seria na verdade uma reforma e sim uma retórica - disse.

O ministro destacou ainda que a universidade pública deve alargar o acesso às suas salas de aula e buscar uma melhor ocupação territorial do país. De maneira emergencial, esse acesso deverá ser ampliado duplicando o número de vagas públicas nas universidades não publicas. O ministério pretende ainda instituir políticas afirmativas, de cotas, também chamada de discriminação positiva.

- Devemos buscar políticas de reparação. Há uma dívida do estado brasileiro em relação à comunidade negra - afirmou.

Tarso Genro disse ainda que mudar apenas a universidade sem mudar o ensino básico, nem contrastar o projeto de ensino superior que se deseja para o futuro da Nação, seria politicamente indefensável. Contou que o ministério pretende investir na alfabetização a fim de chegar a números próximos a 100% de brasileiros alfabetizados. Para isso, o ministro apresentará brevemente ao Congresso proposta de financiamento para a educação básica.

O presidente do Senado, José Sarney, participou da audiência de Tarso Genro. Antes do início da exposição do ministro, o presidente da CE, senador Osmar Dias (PDT-PR), lembrou a importância da universidade para a sociedade e afirmou que o simples fato de haver uma proposição de reforma universitária é constatação que há uma crise no setor. Dias afirmou que a universidade brasileira não está correspondendo às demandas da sociedade.




Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Sábado, 19 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)