Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Tarifas bancárias: veja quanto cobra cada banco

Conrado Navarro - Dinheirama - 09 de dezembro de 2010 - 14:59

Todos sabem que sou um dos críticos da forte concentração bancária encontrada no Brasil. Nossas instituições financeiras em geral são sólidas, mas pouco agressivas no sentido da concorrência. A característica típica do brasileiro de pouco pechinchar e pesquisar melhores alternativas traz tranquilidade ao cenário de pouca competitividade. Se a economia vai bem, o brasileiro consome, compra, financia, em geral, sem se preocupar tanto com as condições da negociação.

Mudar o quadro de concorrência não é algo simples, capaz de acontecer de uma hora para outra. Motivar os brasileiros a aceitar e incentivar a educação financeira também não. Assim, vamos aproveitar o texto de hoje para discutir o básico: Como é o seu relacionamento com o(s) banco(s) onde mantém conta? Você conhece os produtos que contrata ou simplesmente segue recomendações? E as taxas disso, daquilo, tarifas, você as contabiliza quando toma suas decisões?

Ah, sim, o básico. Tratemos das tarifas, pois. Seu uso cotidiano dos serviços desta instituição implicam custos e tarifas frequentemente debitadas de seu saldo disponível. Você sabe que tarifas são essas? Elas são as mais baixas? Como diminuí-las? Alguns se defendem afirmando que “são pequenos valores que não interferem no total movimentado no mês”. Será? Não vale a pena negociar, buscar alternativas? Educação financeira significa respeitar seu dinheiro.

De repente você pode concentrar certas ações em outro banco, pagando menos. Ou, quem sabe, abrir conta em outra instituição e encerrar suas movimentações no banco atual. Então surge a grande questão: como pesquisar e comparar as tarifas cobradas pelos diferentes bancos e instituições financeiras presentes no mercado? Ligando? Indo até às agências? Não.

STAR – Sistema de Divulgação de Tarifas de Serviços Financeiros
A FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) mantém um sistema on-line, gratuito, que permite a qualquer interessado pesquisar tarifas e pacotes de serviço das principais instituições financeiras brasileiras. Trata-se do Star, site de fácil acesso e bastante intuitivo que permite a você, do conforto de sua casa, comparar as 46 tarifas mais utilizadas pelas pessoas físicas.

O sistema existe desde 2007, mas infelizmente é pouco divulgado pela mídia em geral. Desde o dia primeiro deste mês, a base de dados conta também com informações e valores de 72 pacotes de serviços – planos de conta corrente oferecidos de acordo com o perfil e objetivo do cliente bancário. Anote ai o endereço:

www.febraban-star.org.br/index.asp

Estão presentes no Star os 13 maiores bancos do Brasil: Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banestes, Bradesco, BRB, Caixa Econômica Federal, Citibank, Banrisul, HSBC, Itaú, Mercantil do Brasil, Safra e Santander. As consultas podem ser por instituição, por tipo de tarifa e pacote de serviço, permitindo inclusive a comparação, impressão e exportação dos dados para uma planilha.

Enquanto não vemos um aumento significativo de concorrência e a possibilidade de tratar a educação financeira como assunto de máxima prioridade, cabe reconhecer as iniciativas interessantes e de bom senso capazes de colaborar com as decisões financeiras do dia-a-dia. Mais que isso, é importante divulgar e fazer uso de tais referências.

A transparência nas negociações dos pacotes e tarifas permite nivelar seu conhecimento e oferecer a oportunidade de dialogar com seu gerente bancário de igual para igual. Seu objetivo é ser bem atendido, ter benefícios e ser reconhecido como um bom cliente. A meta de seu gerente é vê-lo satisfeito e oferecer-lhe alternativas. Informação é o elo que permite a ambos atingir o sucesso. O Star pode ser seu aliado na necessidade de discutir seu presente financeiro, abrir uma nova conta ou migrar de banco. Aproveite!

SIGA-NOS NO Google News