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30/09/2005 11:01

Tarifa intermunicipal sobe 12% a partir do dia 3

Fernanda Mathias/Campo Grande News

A partir de segunda-feira próxima, dia 3 de outubro, o preço das passagens intermunicipais de passageiros terá reajuste médio de 12% em Mato Grosso do Sul, proporcionado principalmente pelo reajuste do óleo diesel, em vigor desde o dia 10 de setembro. Este é o segundo aumento do ano, em janeiro as tarifas já haviam sofrido reajuste de 17,33%. Segundo o diretor de Regulação Econômica da Agepan (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos), Marcelo Amaral, o aumento não é linear, em alguns trechos será maior que a média e em outros haverá até mesmo redução tarifária.

No caso, por exemplo, de Corumbá a Campo Grande, o reajuste supera os 15%, a passagem que hoje custa R$ 52,00 passará a R$ 60,00. Já de Sidrolândia a Nioaque cairá de R$ 12,48 a R$ 10,00 e de Rio Brilhante a Nova Alvorada do Sul passará de R$ 8,40 a R$ 6,00 e de Deodápolis a Ivinhema de 7,00 a R$ 5,00. A reestruturação tarifária do transporte intermunicipal está sendo apresentada esta manhã em audiência pública no prédio da Associação Comercial de Campo Grande.

Amaral afirma que a maioria das ligações deve manter o mesmo preço e o aumento médio só ocorreu por conta do amento do óleo diesel, uma vez que a implantação do Projeto Seriema proporcionou redução de custos operacionais de 13,5%. Amaral afirma que com a nova planilha o número de itens contemplados aumentou para 57 e o custo ficou em R$ 2,38 por quilômetro rodado, quando a antiga tinha apenas 27 itens e custo de R$ R$ 3,07.

“Estamos forçando investimentos prudentes e investimentos eficientes que possibilitam todas as possibilidades de ganho de produtividade”, afirma. Um exemplo citado é a informatização que possibilita o uso racional dos veículos, a partir das informações de vendas de passagens. Conhecendo a demanda o empresário evita prejuízos com ônibus vazios circulando. “Redesenhamos os percursos com implantação do Projeto Seriema, colocando o sistema ativo por mais tempo, com mais quilometragem produzida e necessidade de menos veículos rodando”, diz.

Hoje a frota circulante no Estado é de 285 ônibus contra 440 antes do projeto, mesmo assim transportando 5 milhões de passageiros ao ano. O custo operacional no atual modelo do transporte intermunicipal caiu de R$ 103 milhões a R$ 89 milhões. Outro benefício refletido ao passageiro é que a idade média da frota já foi reduzida de 10 para 5 anos e a meta é chegar a 2007 com idade média de 3 anos, mais segurança ao passageiro e menos gastos com manutenção ao empresário do setor, diz.

O projeto Seriema foi implantado em 27 de setembro do ano passado na região de Jardim, já está em Corumbá, Coxim e em outubro chega a Três Lagoas, Paranaíba, Ponta Porá, Naviraí, Nova Andradina e Dourados, fechando todos os 10 pólos regionais.

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