Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/01/2008 13:37

Tarifa básica de telefone é ilegal, diz súmula do TJ

Marta Ferreira - Campo Grande News

Súmula editada hoje pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul estabelece um comportamento uniforme para as decisões dos Juizados Especiais do Estado quanto a um tema polêmico, a assinatura básica de telefonia fixa para as empresas concessionárias de serviço público. E a notícia é boa para o consumidor, uma vez que a medida recomenda aos magistrados que passem a considerar ilegal a cobrança da taxa, sob o argumento de ela não se enquadra na definição de tarifa e não tem autorização legal.

É a primeira súmula editada pela Seção Especial e de Uniformização de Jurisprudência das Turmas Recursais dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Estado, e foi decidida em reunião realizada no dia 11 de dezembro de 2007.

No fim do ano passado, o TJ baixou medida prevendo a edição das súmulas relativas a matérias dos juizados especiais, como forma de disciplinar os julgamentos. O presidente da Seção, Luiz Carlos de Souza Ataíde, informou que o objetivo maior é evitar decisões contraditórias entre os magistrados sobre o mesmo assunto. A questão da assinatura básica de telefonia foi apontada, à época, como um dos assuntos prioritários, em razão do alto número de processos sobre o tema em tramitação na justiça.

Na reunião realizada em dezembro, os magistrados decidiram, por maioria, que reconhecida a ilegalidade da cobrança da assinatura básica, deve ser feita ao consumidor a devolução dos valores cobrados. Esse ressarcimento, conforme foi definito, é na forma simples, e não em dobro. O entendimento é que não se trata de cobrança abusiva e “sim de cobrança amparada por instrumento legislativo até então não impugnado”.

Esse entendimento só vale para quem entrar com ação judicial nos tribunais de pequenas causas. Nas instâncias superiores, onde o assunto já chegou, o entendimento pode ser outro.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)