Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

16/09/2016 11:00

Tarahumaras: os místicos atletas corredores mexicanos

Ativo.com

Um povo corredor formado por atletas místicos. Os tarahumaras ou “rarámuri”, como eles mesmos se denominam, são um povo originário do México, assentado na Serra Tarahumara – entre 1.500 e 2.400 metros sobre o nível do mar – localizado no Sudoeste do estado de Chihuahua.

Muitas das traduções da cultura tarahumara indicam que o nome “rarámuri” significa “pé corredor”, “pés ligeiros” e o “que bem caminha”. E há uma característica deste povo que surpreende: são capazes de correrem grandes distâncias durante largos períodos – e, por isso, são considerados os melhores corredores do planeta. Isso tem motivado diversos estudos por parte de antropólogos e científicos. Na vida “ocidentalizada”, essa coragem está reservada para alguns atletas de alto rendimento.

Caminhar e correr largas distâncias são atividades essenciais na vida dos tarahumaras. As comunidades somavam em torno de 100 mil integrantes e ficavam distantes, no caminho da serra mexicana. O terreno que habitavam está completo de colinas, desertos e rios, situados a grandes alturas – que tornavam difícil a utilização de animais de carga.

Por essa razão, era mais eficiente viajar a pé e, frequentemente, descalço. Sua forma de vida tinha a corrida como grande pilar. Todos estavam acostumados a isso.

Nada de “gel… pinole, señores”

E eles estão lá, firme e fortes. A alimentação dos “rarámuris” se baseia em milho. Os tarahumaras semeiam o feijão nas terras que eles cercam. Durante as longas corridas, se alimentam de milho (lógico) em forma de pinole e recorrem a uma bebida característica (à base de milho, claro) chamada tesgüino.

Os “rarámuris” são capazes de correr cerca de 270 km, sem pausa. Seus “passeios” são feitos em 700 km, em poucos dias – e isso equivale a fazer 16 maratonas seguidas! O mais impressionante é que correm com suas roupas e calçados tradicionais.

São huraches (calçado típico da região) que eles mesmos confeccionam e nada de vestuário especial para corrida, mesmo com baixas temperaturas sentidas nas montanhas. Não há necessidade de sapatos especialmente destinados para atletas e nem bebidas esportivas… Nada.

Respeito ao bom corredor

Entre os tarahumaras, os melhores corredores mantêm uma posição social mais alta entre as comunidades, sem que o gênero seja algo relevante. Não importa se é homem ou mulher, eles recebem o reconhecimento que merecem dependendo de suas habilidades. O conceito de competitividade é transmitido aos filhos e filhas desde cedo.

Os tarahumaras também realizam ultramaratonas periodicamente. Corredores de todo o mundo chegam a essas terras hostis para medirem seu desempenho diante dos “pés ligeiros”.

Alguns rarámuris têm participado em diferentes competições do mundo e surpreenderam com seus resultados. Este ano, por exemplo, na Maratona de Boston, quatro corredores indígenas participaram, obtendo lugares dignos de reconhecimento. O mesmo sucesso nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas: os tarahumaras foram os grandes ganhadores nas corridas competitivas.

Agora que você conhece um pouco mais dos tarahumaras, assuma o desafio e se atreva a correr entre eles em uma das Ultras de Chihuahua.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)