Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

TAM: caixa-preta tem "dados claros e precisos"

Luana Lourenço/ABr - 28 de julho de 2007 - 07:53

Brasília - As informações retirados das caixas pretas têm “dados bastante claros e precisos” dos últimos 30 minutos de vôos do Airbus da TAM, que no último dia 17 chocou-se com um terminal de cargas da companhia, em um acidente que matou cerca de 200 pessoas em São Paulo, de acordo com o chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), brigadeiro Jorge Kersul Filho.

O comandante disse que a investigação deve utilizar principalmente dados dos 15 minutos finais do vôo. “Vai ser a parte principal. Os últimos 15 minutos já serão suficientes para termos os parâmetros e analisarmos o que se passou na aproximação final, no toque da aeronave na pista até sua colisão com o edifício”, informou.

Dos 580 parâmetros retirados das caixas-pretas – informações sobre velocidade, altitude e operação da aeronave, por exemplo – a investigação do Cenipa vai utilizar 60. “Temos certeza que atenderão. Se, no transcorrer da investigação chegarmos a conclusão que não foram suficientes, nada impede de retornarmos para resgatar novas informações”.

Kersul informou que um piloto da TAM participou da transcrição dos dados de voz e, “por conhecer a tripulação, foi o responsável por identificar as vozes dos comandantes”.

SIGA-NOS NO Google News