Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Taekwondo acredita no equilíbrio entre os países

Comitê Olímpico Brasileiro - 24 de agosto de 2004 - 11:16

ATENAS - O taekwondo mundial está muito nivelado. Com base nesta premissa, a equipe brasileira busca um bom resultado nestes Jogos de Atenas, em que participa com três atletas: Natália Lavigna, no feminino, e Diogo Silva e Marcel Wenceslau, no masculino, que são treinados por Clóvis Aires da Silva e José Palermo, o Tilico. O programa do taekwondo vai da próxima quinta-feira, dia 26, ao domingo, dia 29. Na quarta-feira, dia 25, serão feitas a pesagem e o sorteio das chaves.

Para Natália, que lutará na categoria acima de 67kg, participar pela primeira vez dos Jogos Olímpicos não será muito diferente do que disputar as competições internacionais a que está acostumada. "São as mesmas adversárias, são os mesmos árbitros", comentou Natália Falavigna, de 20 anos, que aos 17 ficou em terceiro no Mundial Adulto da Coréia do Sul, mas em uma categoria diferente (menos de 63kg). "Eu fui crescendo e pegando peso, foi natural a mudança de categoria", explicou Natália, que lutará no próximo domingo, dia 29, às 8h (2h de Brasília), antes da Cerimônia de Encerramento.

No ano passado, Natália conseguiu uma prata na Universíade, disputada em Daevu, na Coréia do Sul, país onde fez um estágio este ano. Antes, em 2002, tinha sido também segunda colocada tanto na Copa do Mundo do Japão como no Mundial Universitário, em Berkeley, Estados Unidos. Quem também vem de bons resultados é Diogo Silva, bronze nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo-2003. "Nosso objetivo é chegar às semifinais, diretamente, sem passar pela repescagem. Daí para frente, um pódio poderia ser uma conseqüência", avaliou Diogo, que lutará na próxima sexta-feira, dia 27, às 9h (3h de Brasília), na categoria 58-68kg.

O mesmo pensamento tem Marcel Wenceslau, que também esteve na Coréia do Sul este ano, treinando três meses numa universidade em Seul. "Foi uma excelente oportunidade para trabalhar com outros atletas olímpicos, que estavam lá também", lembrou Marcel, que foi campeão pan-americano em 2002, mesmo ano em que ganhou os Jogos Sul-americanos do Brasil, ambos os títulos na categoria até 54kg. Em Atenas, Marcel disputará na categoria até 58kg, na próxima quinta-feira, dia 26, às 9h (3h de Brasília).

Um combate no taekwondo tem três tempos, com três minutos para os homens e dois para as mulheres. Em Atenas, serão realizadas, a cada dia, todas as lutas de uma categoria masculina e outra feminina.

Roberto Falcão, da Assessoria de Imprensa do COB
Textual, em Atenas

SIGA-NOS NO Google News