Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

13/11/2007 06:58

Tabagismo: pré-natal e na infância a risco de psoríase

Agência Notisa

Fumar ou ter fumado também eleva o risco do aparecimento da doença. No entanto, o risco cai, próximo ao dos que nunca fumaram, em pessoas que estão há mais de 20 anos sem fumar. Artigo foi publicado na edição de novembro do American Journal of Medicine.

Com o objetivo de investigar a relação entre a psoríase, desordem dermatológica inflamatória crônica comum, e o tabagismo, Arathi R. Setty e colegas desenvolveram um estudo prospectivo ao longo de 14 anos. Para isto, identificaram o status do tabagismo, a duração, intensidade, interrupção e exposição ao tabagismo passivo em 78.532 mulheres do Nurses Health Study II. Os resultados foram publicados na edição de novembro do American Journal of Medicine.



Segundo o artigo, 887 participantes foram diagnosticadas com psoríase. "Comparado ao daquelas que nunca haviam fumado, o risco relativo multivariado (RR) da psoríase foi de 1,78 para os que ainda fumavam e de 1,37 para os que haviam sido fumantes", diz. Quando a comparação foi feita com as não-tabagistas, os autores identificaram um RR multivariado de 1,60 para aquelas que fumavam de 11 a 20 maços por ano e de 2,05 para aquelas que fumavam 21 maços ou mais por ano. Por fim, os pesquisadores compararam às que nunca haviam fumado e identificaram RR multivariado de psoríase de 16,61 para aquelas que haviam parado de fumar há menos de 10 anos, 1,31 para as que haviam parado entre 10 e 19 anos e 1,15 para 20 anos ou mais. Vale destacar que os autores verificaram um risco elevado de psoríase associado à exposição ao tabagismo ainda no período pré-natal e na infância (tabagismo passivo).



Com base nos resultados da análise, os pesquisadores concluem que fumar ou ter fumado e medidas cumulativas relacionadas ao tabagismo estão associados à incidência de psoríase. " O risco de psoríase incidente entre ex-fumantes diminui, após 20 anos de interrupção, para quase o mesmo patamar daqueles que nunca fumaram", dizem.



Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)