Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

29/08/2011 05:15

Tabagismo pode levar a cegueira

Agência do Rádio

Você sabia que o tabagismo prejudica também a visão. Esse é um dos alertas da saúde no Dia Nacional de Combate ao Fumo. Trombose e degeneração macular são algumas das doenças oculares que podem ser agravadas por causa do cigarro, como explica o retinólogo Sebastião Ferreira Neto.

\"Os vasos da retina podem ficar mais enrijecidos e isso pode provocar um problema que a gente chama de trombose na via central de ramos, na via central da retina, isso pode causar problemas de perfusão da retina, áreas da retina que não recebem sangue de forma adequada isso pode levar a crescimento de vasos anormais e até mesmo a perda da visão. A degeneração macular é uma doença multifatorial o tabagismo aumenta o risco em cinco ou sete vezes de aparecer a doença de forma mais precoce e mais grave.\"

lém dessas doenças que podem levar a cegueira o tabagismo leva a algumas alergias oculares. O retinólogo explica que quem usa lente de contato, como as gelatinosas, sofre com irritação nos olhos, vermelhidão e coceira, isso porque as lentes absorvem as toxinas da fumaça do cigarro. O servidor público Flávio Macedo, é fumante e um exemplo desse transtorno.


\"Eu desenvolvi um processo alérgico porque eu sou usuário de lente de contato e a fumaça do cigarro tem me causado uma alergia constante, tem me causado incômodos inclusive. E eu noto que seu eu passar uma tarde sem fumar eu me sinto melhor no uso da lente, do que se eu fumar uma, duas, três vezes. A fumaça do cigarro já me traz um processo alérgico que me faz mal. Aí eu tenho que tirar a lente, lavar, fazer a sepsia, pingar colírio lubrificante e colocar a lente novamente.\"

Os fumantes passivos também sofrem com a irritabilidade nos olhos em função das toxinas da fumaça do cigarro. Segundo dados do Ministério da Saúde, 15% da população brasileira é fumante. Ao lançar o Plano Nacional de Enfrentamento as Doenças Crônicas Não Transmissíveis, o ministro anunciou que a meta do Ministério é reduzir esse número para 9 por cento até 2022.

Reportagem, Vanessa Silvestre


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)