Cassilândia, Domingo, 30 de Abril de 2017

Últimas Notícias

21/04/2017 07:21

TABAGISMO: Conheça o tratamento oferecido pelo SUS para quem quer parar de fumar

Redação

Parar de fumar pode ser um grande desafio. Por isso, nós conversamos com Celso Rodrigues, coordenador do Programa de Combate ao Tabagismo da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Ele contou quais são os recursos oferecidos pelo SUS para ajudar quem quer deixar o vício de lado. 

“O tratamento do tabagismo é à base do cognitivo-comportamental, ou seja, a gente trabalha fazendo com que o paciente venha conhecer muito sobre o tabagismo, as suas consequências e, evidentemente, ele é submetido a um tratamento que envolve mudança de comportamento”.

O que uma pessoa que deseja parar de fumar deve fazer para começar o tratamento?

“Primeiro passo: procurar a unidade de saúde mais perto. Se lá não tiver um grupo atendendo, ela vai dizer onde tem um grupo atendendo. Esse grupo consiste em quatro reuniões, uma por semana durante 4 semanas. Depois ele participa de reuniões quinzenais durante dois meses, e depois ele é acompanhado fazendo a manutenção pelo período que ele bem quiser, podemos passar até de um ano. Ele frequenta as reuniões para conhecer e enfrentar a síndrome da abstinência”.

E prossegue: 
“Na reposição de nicotina, nós temos a goma de mascar de 2 miligramas, que a pessoa usa conforme orientação que a gente dá. E também o adesivo de nicotina quando a pessoa já está sem fumar, porque quando a pessoa está fumando ele não pode usar ao mesmo tempo o adesivo. Então, com isso, ele enfrenta com mais tranquilidade. Se a pessoa enfrenta uma fase um pouco depressiva e também está um pouco ansioso, a gente disponibiliza antidepressivos”.

Como têm sido os resultados por meio do Programa de Combate ao Tabagismo?

“Quando esse programa começou aqui no Distrito Federal, a prevalência de fumantes era perto de 39%. Hoje esse número está abaixo de 10%. Tá caindo a prevalência de fumantes e, com isso, nós vamos diminuir as doenças relacionadas ao tabaco e, consequentemente, a mortalidade causada pelo infarto agudo do miocárdio, pelo acidente vascular cerebral, pelo enfisema de pulmão e pelos cânceres, e o mais importante deles é, sem dúvida nenhuma, o câncer de pulmão".

Se você deseja parar de fumar, procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa e comece o tratamento.


Reportagem, Ana Cláudia Felizola.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 29 de Abril de 2017
Sexta, 28 de Abril de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)