Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

TABAGISMO: Conheça o tratamento oferecido pelo SUS para quem quer parar de fumar

Redação - 21 de abril de 2017 - 07:21

Parar de fumar pode ser um grande desafio. Por isso, nós conversamos com Celso Rodrigues, coordenador do Programa de Combate ao Tabagismo da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Ele contou quais são os recursos oferecidos pelo SUS para ajudar quem quer deixar o vício de lado. 

“O tratamento do tabagismo é à base do cognitivo-comportamental, ou seja, a gente trabalha fazendo com que o paciente venha conhecer muito sobre o tabagismo, as suas consequências e, evidentemente, ele é submetido a um tratamento que envolve mudança de comportamento”.

O que uma pessoa que deseja parar de fumar deve fazer para começar o tratamento?

“Primeiro passo: procurar a unidade de saúde mais perto. Se lá não tiver um grupo atendendo, ela vai dizer onde tem um grupo atendendo. Esse grupo consiste em quatro reuniões, uma por semana durante 4 semanas. Depois ele participa de reuniões quinzenais durante dois meses, e depois ele é acompanhado fazendo a manutenção pelo período que ele bem quiser, podemos passar até de um ano. Ele frequenta as reuniões para conhecer e enfrentar a síndrome da abstinência”.

E prossegue: 
“Na reposição de nicotina, nós temos a goma de mascar de 2 miligramas, que a pessoa usa conforme orientação que a gente dá. E também o adesivo de nicotina quando a pessoa já está sem fumar, porque quando a pessoa está fumando ele não pode usar ao mesmo tempo o adesivo. Então, com isso, ele enfrenta com mais tranquilidade. Se a pessoa enfrenta uma fase um pouco depressiva e também está um pouco ansioso, a gente disponibiliza antidepressivos”.

Como têm sido os resultados por meio do Programa de Combate ao Tabagismo?

“Quando esse programa começou aqui no Distrito Federal, a prevalência de fumantes era perto de 39%. Hoje esse número está abaixo de 10%. Tá caindo a prevalência de fumantes e, com isso, nós vamos diminuir as doenças relacionadas ao tabaco e, consequentemente, a mortalidade causada pelo infarto agudo do miocárdio, pelo acidente vascular cerebral, pelo enfisema de pulmão e pelos cânceres, e o mais importante deles é, sem dúvida nenhuma, o câncer de pulmão".

Se você deseja parar de fumar, procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa e comece o tratamento.


Reportagem, Ana Cláudia Felizola.

SIGA-NOS NO Google News