Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

25/04/2008 18:21

Suspensos recursos para municípios que não preencheram

Ana Soares

O Sistema de Controle e Acompanhamento das Ações Ofertadas pelo Serviço Socioeducativo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (SISPETI) foi implantado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, no ano passado, para aprimorar o programa



Dos 3.381 municípios brasileiros que executam o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), 2.964 já utilizam o Sistema de Controle e Acompanhamento das Ações Ofertadas pelo Serviço Socioeducativo do PETI (SISPETI), implantado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) no ano passado. Os 417 municípios que ainda não usam a ferramenta terão os recursos relativos ao co-financiamento do serviço socioeducativo suspensos e já não receberão a parcela de março, paga no mês subseqüente, neste caso, em abril.

O corte de recursos refere-se apenas ao co-financiamento das atividades socioeducativas do programa - repassado às Prefeituras - e não atinge as bolsas pagas às famílias que participam do PETI. As famílias recebem uma transferência de renda de R$ 40,00 (na área urbana) ou R$ 25,00 (na área rural), ou equivalente aos valores pagos pelo Bolsa Família, quando integrarem esse programa.

Por notificação, enviada neste ano a gestores estaduais e municipais, o MDS estipulou o prazo de 31 de março de 2008 para que todos os municípios implantassem o SISPETI e informassem os dados obrigatórios requeridos. O Ministério alertou, ainda, para a suspensão de recursos destinados às atividades socioeducativas daqueles que não cumprissem a data limite. Os recursos para os municípios que não cumpriram as determinações permanecerão suspensos até que a situação seja regularizada. Para regularizar basta preencher os dados solicitados no sistema.

O SISPETI é uma ferramenta fundamental para aprimorar o PETI e assegurar maior transparência em sua gestão e no enfrentamento do trabalho infantil. O sistema disciplina a freqüência mínima de 85% às atividades socioeducativas, como condicionalidade para a permanência das crianças e adolescentes no programa e também para a concessão do benefício às famílias. Ele permite, ainda, o acompanhamento qualitativo das ações desenvolvidas, além de disponibilizar o cadastro nacional das crianças e adolescentes incluídos no PETI e os locais onde se realizam as atividades.

Cabe aos gestores municipais o controle e acompanhamento dessa frequência. Para isto, eles precisam preencher as informações obrigatórias e manter todos os dados atualizados mensalmente.

Mais informações sobre a operacionalização do SISPETI estão no site do MDS, no endereço eletrônico http://www.mds.gov.br/suas/guia_creas/avisos-e-documentos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)