Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Suspenso lote de medicamento de uso restrito a hospitais

Carlos Eduardo Orácio / Campo Grande News - 23 de dezembro de 2006 - 08:43

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a suspensão da distribuição, comércio e uso de todos os lotes do medicamento Expan 6% - Hidroxietilamido, fabricado pela empresa Claris Lifesciences Limited, da Índia. A suspensão vale para todo o país. A medida foi tomada depois que a Agência recebeu do Hospital Nove de Julho, de São Paulo - SP, 28 notificações de reações adversas possivelmente relacionadas ao uso do medicamento. A Agência já havia suspendido, no dia 12, o lote 2346016 do medicamento, após receber a primeira notificação de reação adversa.

A suspeita levou a Secretaria Estadual de Saúde a fazer uma inspeção no hospital, onde foram recolhidas amostras do medicamento. As amostras foram enviadas ao laboratório Adolfo Lutz, cujos laudos deverão comprovar se houve ou não contaminação do conteúdo. Exames realizados pelo laboratório do próprio hospital indicavam suspeita de contaminação microbiológica.

A vigilância sanitária municipal inspecionou a Claris Produtos Farmacêuticos do Brasil Ltda., empresa que distribui o medicamento no país. A distribuidora também foi notificada pela Anvisa e deve apresentar seus relatórios de controle de qualidade.

A empresa informou que, diante das primeiras suspeitas relativas ao lote, notificou o fabricante e orientou os hospitais usuários a manterem o produto em quarentena até a conclusão dos exames.

O Expan é um expansor usado em pacientes que apresentam hipovolemia (situação em que o volume de sangue em circulação fica muito baixo), decorrente de intervenções cirúrgicas ou traumatológicas, infecções e queimaduras. O medicamento é de uso restrito a hospitais.

SIGA-NOS NO Google News