Cassilândia, Sábado, 26 de Maio de 2018

Últimas Notícias

18/11/2010 18:48

Suspeita de contaminação pelo mal da vaca louca é investigada em Campinas

Daniel Melo, Agência Brasil

São Paulo – A Secretaria de Saúde de Campinas, interior paulista, está investigando a suspeita de um caso da doença da vaca louca que, em humanos, é conhecida como doença de Creutzfeldt-Jakob.

Segundo a secretaria, exames preliminares sugeriram a possibilidade de que o paciente esteja contaminado com o mal, mas a confirmação definitiva será feita pela Universidade de São Paulo (USP). A Vigilância em Saúde Municipal foi notificada sobre o caso na última sexta-feira (12).

A doença é contraída ao ingerir carne de animais contaminados, ou seja, não há transmissão entre seres humanos. Nos bovinos, ela é conhecida como encefalopatia espongiforme bovina e atinge tanto animais machos quanto fêmeas, apesar do nome vaca louca. Nos humanos, o agente contaminante é uma proteína chamada príon, que causa problemas musculares, demência e leva à morte. O mal da vaca louca nunca foi registrado em bovinos no Brasil, sendo que os primeiros casos em seres humanos foram notificados na Inglaterra.

A assessoria do Hospital Beneficência Portuguesa de Campinas, onde o homem está internado, disse que a família pediu sigilo absoluto sobre o caso, por isso não há informações sobre os sintomas ou detalhes sobre o estado de saúde do paciente. Sabe-se somente que ele viajou recentemente à Europa. Uma informação confirmada pelo hospital é que há a suspeita de que ele sofra de doença priônica, tipo de mal neurológico que classifica doenças tais como a doença da vaca louca.

A literatura médica relata que os primeiros sintomas da doença são ansiedade, lapsos de memória, perda de equilíbrio, alucinações repentinas, sonolência e perda de coordenação. Posteriormente, o paciente fica com os músculos endurecidos e mostra apatia ao ambiente externo. Há relatos de que a pessoa contaminada não reconhece amigos e parentes antes de chegar ao estágio final, que é uma espécie de coma, fase em que a pessoa não consegue mais comer e beber.

Edição: Lana Cristina

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 26 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Sexta, 25 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)