Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

18/11/2010 18:48

Suspeita de contaminação pelo mal da vaca louca é investigada em Campinas

Daniel Melo, Agência Brasil

São Paulo – A Secretaria de Saúde de Campinas, interior paulista, está investigando a suspeita de um caso da doença da vaca louca que, em humanos, é conhecida como doença de Creutzfeldt-Jakob.

Segundo a secretaria, exames preliminares sugeriram a possibilidade de que o paciente esteja contaminado com o mal, mas a confirmação definitiva será feita pela Universidade de São Paulo (USP). A Vigilância em Saúde Municipal foi notificada sobre o caso na última sexta-feira (12).

A doença é contraída ao ingerir carne de animais contaminados, ou seja, não há transmissão entre seres humanos. Nos bovinos, ela é conhecida como encefalopatia espongiforme bovina e atinge tanto animais machos quanto fêmeas, apesar do nome vaca louca. Nos humanos, o agente contaminante é uma proteína chamada príon, que causa problemas musculares, demência e leva à morte. O mal da vaca louca nunca foi registrado em bovinos no Brasil, sendo que os primeiros casos em seres humanos foram notificados na Inglaterra.

A assessoria do Hospital Beneficência Portuguesa de Campinas, onde o homem está internado, disse que a família pediu sigilo absoluto sobre o caso, por isso não há informações sobre os sintomas ou detalhes sobre o estado de saúde do paciente. Sabe-se somente que ele viajou recentemente à Europa. Uma informação confirmada pelo hospital é que há a suspeita de que ele sofra de doença priônica, tipo de mal neurológico que classifica doenças tais como a doença da vaca louca.

A literatura médica relata que os primeiros sintomas da doença são ansiedade, lapsos de memória, perda de equilíbrio, alucinações repentinas, sonolência e perda de coordenação. Posteriormente, o paciente fica com os músculos endurecidos e mostra apatia ao ambiente externo. Há relatos de que a pessoa contaminada não reconhece amigos e parentes antes de chegar ao estágio final, que é uma espécie de coma, fase em que a pessoa não consegue mais comer e beber.

Edição: Lana Cristina

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)