Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

SUS: Tratamento de doentes de câncer vai ser ampliado

Agência do Rádio - 17 de março de 2009 - 08:31

O tratamento oferecido pelo SUS aos doentes de câncer vai ser ampliado. Uma portaria do Ministério da Saúde, publicada na última sexta-feira, reforça que o doente de câncer precisa ter tratamento integrado em hospitais habilitados na área de oncologia. Nos hospitais credenciados, os pacientes de câncer podem fazer desde um simples exame até cirurgias complexas, o que melhora a qualidade de vida do doente. Foram credenciados onze novos hospitais, em sete Estados. Agora, todos os Estados brasileiros passam a ter, pelo menos, um hospital habilitado em oncologia, com exceção de Roraima. O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, explica melhor como funciona o atendimento integrado.

"A organização dessa rede, o princípio dela é de juntar toda assistência de oncologia em um mesmo local. Diferente do que nós tínhamos no passado em que nós poderíamos ter um hospital que, por exemplo, fizesse a cirurgia oncológica e quando o paciente precisasse de quimioterapia ele era encaminhado para um serviço de quimioterapia e tinha que procurar esse serviço na rede."

O secretário de Atenção à Saúde afirma, ainda, que de mil novecentos e noventa e nove até dois mil e oito, o Ministério da Saúde aumentou os investimentos em tratamentos especializados de câncer, passando de quatrocentos e setenta milhões de reais, em noventa e nove, para mais de um bilhão de reais, no ano passado.

Reportagem, Janary Damacena

SIGA-NOS NO Google News