Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

SUS poderá oferecer cirurgia de lábio leporino

Agência Câmara - 04 de julho de 2004 - 11:17

A Comissão de Seguridade Social e Família está analisando o projeto de lei 3510/04, do deputado Dr. Heleno (PP-RJ), que garante ao recém-nascido a cirurgia reparadora de lábio leporino pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Pelo texto, os casos de lábio leporino, detectados ainda no pré-natal e confirmados no pós-nascimento, deverão ser encaminhados aos centros especializados para a cirurgia reparadora, logo após o nascimento do bebê.

Medidas preventivas
Caso o paciente necessite fazer reeducação oral, deverá ser disponibilizado também gratuitamente, um fonoaudiólogo, que o auxiliará nos exercícios de sucção, mastigação e no bom desenvolvimento da fala.
Para se evitar defeitos na arcada dentária e no posicionamento dos dentes, o paciente deverá também ser assistido, gratuitamente, por um ortodontista, a quem caberá decidir sobre a adoção de aparelhos ortodônticos no pós-cirúrgico.
Dr. Heleno explica que, com o aperfeiçoamento do ultra-som, o lábio leporino pode ser diagnosticado, antes mesmo do parto, permitindo que, logo após o nascimento, a cirurgia corretiva seja realizada". Nesta fase a criança está com os anticorpos transmitidos pela mãe e apresenta aumento de glóbulos vermelhos, adquiridos na preparação para o parto, o que do ponto de vista antibiótico é altamente positivo", explicou o autor.

Tramitação
O projeto aguarda designação de relator na Comissão de Seguridade Social e Família. A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisado ainda pelas Comissões de Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.



Da Redação/AF

SIGA-NOS NO Google News