Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

15/07/2004 08:55

SUS poderá dar atenção integral a doente de Alzheimer

Agência Câmara

Portadores do mal de Alzheimer poderão ter atenção integral do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as suas manifestações clínicas. É o que prevê o Projeto de Lei 3630/04, do deputado Carlos Nader (PFL-RJ, que tramita na Comissão de Seguridade Social e Família.
Pelo projeto, o SUS deverá fornecer medicamentos específicos; realizar campanha de divulgação da doença; e capacitar profissionais médicos para atendimento ao portador na rede pública.
Carlos Nader afirma que, embora até agora não exista cura para a doença de Alzheimer, alguns medicamentos melhoram significativamente a maioria dos sintomas e deveriam ser oferecidos pelo SUS. Segundo o deputado, o acesso à medicação e ao apoio terapêutico necessário na rede pública de saúde será um passo importante para o alívio dos sintomas da doença e a melhoria da qualidade de vida dos portadores.

Mal de Alzheimer
O mal de Alzheimer é uma doença degenerativa que destrói células do cérebro lenta e progressivamente. O seu nome vem de Aloïs Alzheimer, um psiquiatra e neuropatologista alemão que, em 1906, foi o primeiro a descrever os sintomas e seus efeitos neuropatológicos, tais como placas e entrançados no cérebro. A doença afeta a memória e o funcionamento mental, mas pode também conduzir a outros problemas, como confusão, mudanças de humor e desorientação no tempo e no espaço.
No Brasil, há mais de um milhão de portadores da doença, muitos abandonados e isolados. A doença é progressiva e, até o momento, incurável.

Tramitação
O relator da matéria na Comissão de Seguridade é o deputado Roberto Gouveia (PT-SP). O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será apreciado ainda pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Reportagem - Ana Felícia
Edição - Rejane Oliveira

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)