Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

SUS poderá dar atenção integral a doente de Alzheimer

Agência Câmara - 15 de julho de 2004 - 08:55

Portadores do mal de Alzheimer poderão ter atenção integral do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as suas manifestações clínicas. É o que prevê o Projeto de Lei 3630/04, do deputado Carlos Nader (PFL-RJ, que tramita na Comissão de Seguridade Social e Família.
Pelo projeto, o SUS deverá fornecer medicamentos específicos; realizar campanha de divulgação da doença; e capacitar profissionais médicos para atendimento ao portador na rede pública.
Carlos Nader afirma que, embora até agora não exista cura para a doença de Alzheimer, alguns medicamentos melhoram significativamente a maioria dos sintomas e deveriam ser oferecidos pelo SUS. Segundo o deputado, o acesso à medicação e ao apoio terapêutico necessário na rede pública de saúde será um passo importante para o alívio dos sintomas da doença e a melhoria da qualidade de vida dos portadores.

Mal de Alzheimer
O mal de Alzheimer é uma doença degenerativa que destrói células do cérebro lenta e progressivamente. O seu nome vem de Aloïs Alzheimer, um psiquiatra e neuropatologista alemão que, em 1906, foi o primeiro a descrever os sintomas e seus efeitos neuropatológicos, tais como placas e entrançados no cérebro. A doença afeta a memória e o funcionamento mental, mas pode também conduzir a outros problemas, como confusão, mudanças de humor e desorientação no tempo e no espaço.
No Brasil, há mais de um milhão de portadores da doença, muitos abandonados e isolados. A doença é progressiva e, até o momento, incurável.

Tramitação
O relator da matéria na Comissão de Seguridade é o deputado Roberto Gouveia (PT-SP). O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será apreciado ainda pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Reportagem - Ana Felícia
Edição - Rejane Oliveira

SIGA-NOS NO Google News