Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

15/01/2004 08:19

SUS: parturiente poderá ter direito a acompanhante

Agência Senado

O projeto de lei do Senado 195/2003, que concede às parturientes o direito à presença de acompanhante durante o trabalho de parto e o pós-parto, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), é uma das matérias em pauta durante a convocação extraordinária do Congresso, que começa na próxima segunda-feira (19).

De autoria da senadora Ideli Salvatti (PT-SC), o projeto já teve seu relatório aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), que, no entanto, ainda aguarda a leitura do parecer da senadora Patrícia Saboya (PPS-CE). Após a leitura, por ser terminativa, a matéria segue para a Câmara dos Deputados, a não ser em caso de requerimento contrário assinado por nove senadores integrantes da CAS.

Pela proposta, os serviços de saúde do SUS, da rede pública ou conveniada, ficam obrigados a permitir a presença, junto à parturiente, de um acompanhante - indicado por ela - durante o todo o trabalho de parto. No caso de partos de alto risco, porém, a presença do acompanhante poderá ser vetada pela equipe médica. O projeto determina também que o Ministério da Saúde se encarregará de viabilizar o exercício deste direito da parturiente.

- O atendimento pela equipe de saúde é freqüentemente impessoal e não leva em conta o contexto psicossocial de cada parturiente. Há atualmente uma grande preocupação em tornar o parto um acontecimento o mais humano e natural possível - argumentou Ideli em sua justificativa, proferida oralmente. Ela salientou que a presença de acompanhante na sala de parto já é usual em muitos países.

A senadora registrou ainda, em sua justificativa, que a maternidade do Hospital Universitário de Santa Catarina foi uma das pioneiras, na rede pública de saúde, na permissão de acompanhante durante o parto. Ideli apresentou projeto semelhante quando deputada estadual, estendendo a todo o estado de Santa Catarina a iniciativa daquela maternidade.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Sexta, 25 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)