Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

15/01/2004 08:19

SUS: parturiente poderá ter direito a acompanhante

Agência Senado

O projeto de lei do Senado 195/2003, que concede às parturientes o direito à presença de acompanhante durante o trabalho de parto e o pós-parto, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), é uma das matérias em pauta durante a convocação extraordinária do Congresso, que começa na próxima segunda-feira (19).

De autoria da senadora Ideli Salvatti (PT-SC), o projeto já teve seu relatório aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), que, no entanto, ainda aguarda a leitura do parecer da senadora Patrícia Saboya (PPS-CE). Após a leitura, por ser terminativa, a matéria segue para a Câmara dos Deputados, a não ser em caso de requerimento contrário assinado por nove senadores integrantes da CAS.

Pela proposta, os serviços de saúde do SUS, da rede pública ou conveniada, ficam obrigados a permitir a presença, junto à parturiente, de um acompanhante - indicado por ela - durante o todo o trabalho de parto. No caso de partos de alto risco, porém, a presença do acompanhante poderá ser vetada pela equipe médica. O projeto determina também que o Ministério da Saúde se encarregará de viabilizar o exercício deste direito da parturiente.

- O atendimento pela equipe de saúde é freqüentemente impessoal e não leva em conta o contexto psicossocial de cada parturiente. Há atualmente uma grande preocupação em tornar o parto um acontecimento o mais humano e natural possível - argumentou Ideli em sua justificativa, proferida oralmente. Ela salientou que a presença de acompanhante na sala de parto já é usual em muitos países.

A senadora registrou ainda, em sua justificativa, que a maternidade do Hospital Universitário de Santa Catarina foi uma das pioneiras, na rede pública de saúde, na permissão de acompanhante durante o parto. Ideli apresentou projeto semelhante quando deputada estadual, estendendo a todo o estado de Santa Catarina a iniciativa daquela maternidade.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)