Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

SUS: Pacientes terão Cartão Nacional de Saúde a partir de 2012

Agência do Rádio - 23 de julho de 2011 - 07:31

A partir de 2012, os pacientes do SUS serão acompanhados pelo Cartão Nacional de Saúde. Válido em todo o território nacional, o cartão vai reunir informações como: histórico do atendimento e contatos do paciente. O cartão será documento obrigatório para os procedimentos ambulatoriais e hospitalares do SUS. De acordo com o Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, o uso do cartão vai melhorar o planejamento de políticas públicas de Saúde.


\"O cartão passa a construir vínculo do usuário com o sistema. Com isso facilita o processo de gestão do sistema como um todo, principalmente dos pacientes que têm que se deslocar de um município para o outro. A outra questão importante é apoio à tomada de decisão. Com isso nós vamos definir os vazios existenciais no Brasil, as necessidades de saúde, garantindo processo de planejamento e investimento futuro.\"

Os dados dos pacientes no Cartão Nacional de Saúde vão ser registrados no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos no cadastramento dos usuários do SUS. A idéia é que cada bebê saia da maternidade, pública ou privada, com o registro eletrônico de saúde.

Reportagem, Vanessa Silvestre


SIGA-NOS NO Google News