Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

05/06/2008 20:38

SUS fará cirurgia de mudança de sexo

Agência Saúde

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou na noite desta quinta-feira (05), durante a abertura da Conferência Nacional sobre GLBTT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais), em Brasília (DF), que nos próximos dias, assinará portaria ministerial que institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde, a realização da cirurgia de mudança de sexo. “É uma medida pioneira e o SUS vai oferecer essa possibilidade”, disse ele.



De acordo com Temporão, a cirurgia é feita atualmente em condições especiais, pagas por particulares interessados e, muitas vezes, em situações de risco, sem os critérios necessários de proteção ao paciente. “É mais um passo na consolidação desse caminho em que o Brasil é pioneiro no cuidado com essa população”, completou o ministro.



Há duas décadas o ministério atende à população GLBTT. No início, o trabalho era voltado apenas para o enfrentamento da epidemia da Aids, mas o debate ampliou-se. Em 2007, foi realizada a 13ª Conferência Nacional de Saúde que tratou entre diversos assuntos da inclusão e articulação das especificidades de orientação sexual e identidade de gênero em uma política nacional.



Consulta pública - O Ministério da Saúde formulou uma proposta de política nacional de saúde integral da população GLBTT, que passará por consulta pública por 30 dias após a Conferência.



O documento reúne uma série de demandas, como a inclusão do nome social nos prontuários do SUS, o treinamento dos profissionais de saúde para atendimento do público GLBT e o combate à homofobia nas instituições de saúde. A formalização da política tem o intuito de ampliar esta conscientização nas esferas municipais e estaduais.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)