Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Surto de febre amarela em Angola é ‘ameaça ao mundo’, diz OMS

EPharma Notícias - 19 de abril de 2016 - 12:30

O surto de febre amarela que já matou 238 pessoas em Angola, na África, pode ser uma “ameaça ao mundo inteiro”, afirmou um alerta divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O risco maior recai sobre países — entre eles o Brasil — onde há proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. De acordo com o comunicado, áreas onde já houve surtos de dengue, zika ou chicungunha se mostram terrenos férteis para a febre amarela.

Segundo a organização, 16 das 18 províncias do país africano já foram afetadas pela escalada da doença, que começou na capital, Luanda, em dezembro de 2015. A doença se espalhou de forma rápida: no início de fevereiro, havia "apenas" 164 suspeitos de portar o vírus e 37 mortes. Hoje, são milhares de infectados, e as mortes já somam centenas. Por conta disso, , diz o relatório da OMS, “a evolução da situação em Angola é preocupante e deve ser monitorada”.

Países como China, Quênia e a República Democrática do Congo já registraram casos da doença exportados de Angola. A organização teme uma disseminação muito maior, já que existe uma grande comunidade internacional no país africano. Viagens de moradores locais a territórios vizinhos e também a outros continentes são constantes.

A entidade ressaltou que há “uma urgente necessidade de fortalecer a qualidade da resposta em Angola”, assim como aumentar o controle de imunização dos viajantes que sejam oriundos de regiões afetadas pelo vírus da febre amarela. Não houve, até o momento, qualquer restrição de viagem entre Angola e outros países. Desde o segundo semestre de 2015, foi registrada circulação do vírus da febre amarela em Mali e em Gana, também na África.

A OMS declarou estado de emergência e monitora a situação em Angola ao lado da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), do Centro para Controle e Prevenção de Doenças e dos Médicos Sem Fronteiras.

A febre amarela é uma doença hemorrágica viral aguda transmitida por mosquitos infectados. De acordo com a OMS, até 50% das pessoas gravemente afetadas sem tratamento morrem da doença. Há cerca de 130 mil casos de febre amarela notificados anualmente, causando 44 mil mortes no mundo a cada ano, sendo que 90% delas ocorrem na África.

Os principais sintomas são febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um período de bem-estar de até dois dias, quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

Não há tratamento específico para a febre amarela, mas há vacina. No Brasil, ela pode ser tomada em postos de saúde municipais ou estaduais e tem validade de 10 anos. O Ministério da Saúde recomenda que quem for viajar para algum país onde o vírus circula se vacine com, no minimo, 15 dias de antecedência.

SIGA-NOS NO Google News