Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Surrar presos é coisa do passado, dizem agentes

Fernanda Mathias/Campo Grande News - 08 de fevereiro de 2008 - 10:00

O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Fernando Anunciação, disse esta manhã, em resposta à orientação do governador, André Puccinelli (PMDB), de dar “bordunada” (cacetadas) em presos, que não é atribuição dos agentes a de bater nos internos.

Para ele, Puccinelli estava brincando quando deu a declaração, ontem, e que teve repercussão nacional. “O governador estava brincando, fez uma chacota”, acredita. Anunciação afirma que hoje o concurso para admissão de agentes prevê formação de nível superior e que os profissionais têm atribuição de cumprir à LEP (Lei de Execuções Penais). “Borduna e cárcere privado é coisa do passado”, diz.

Além disso, afirma, um eventual enfrentamento dos presos poderia gerar revolta e até mesmo mortes de agentes, diz Anunciação. “Se estivéssemos dando bordunada o sistema não estaria em pé. Teríamos vários servidores mortos”, diz. Ele exemplifica com o caso a Colônia Penal Agrícola, justamente o que motivou a reação do governador. Lá um carro descaracterizado da polícia foi queimado por presos no início desta semana.

Anunciação diz que no local trabalham apenas dois agentes penitenciários cuidando de 600 presos. No Estado são 200 por plantão para mais de 9 mil internos.

SIGA-NOS NO Google News