Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Surgem novos casos suspeitos de doença de Chagas

Marli Moreira / ABr - 22 de março de 2005 - 14:44

O total de suspeitas de contaminações pelo protozoário Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas, no Litoral Norte de Santa Catarina, subiu de 28 para 37. Entre essas suspeitas, já foi confirmada a infecção em 19 pessoas, das quais três morreram. Outros três óbitos também estão sob investigação. A maioria dos vítimas ingeriu caldo de cana, induzindo à hipótese de transmissão por via oral. A forma mais comum de contágio é pela picada do inseto conhecido como barbeiro.

Técnicos estaduais e dos ministérios da Saúde e da Agricultura iniciaram hoje (22) um trabalho de rastreamento para tentar identificar a origem da cana-de açúcar utilizada no preparo de caldos comercializados naquela região, que vai do Vale do Itajaí a Joinville. Acredita-se na possibilidade de o inseto ter sido moído em meio à cana ou de contaminação da bebida pela presença de fezes infectadas.

Um estudo de laboratório feito no Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz (CPqGM), da Fiocruz, em Salvador, na Bahia, comprovou que a transmissão da doença de Chagas pode sim ocorrer por via oral. De acordo com a médica Sônia Gumes Andrade, especialista em patologias, que publicou sua experiência a respeito há dois anos, os testes realizados em camundongos mostraram que os parasitas colocados no estômago desses animais resistiram à acidez do suco gástrico.

Em entrevista à Agência Brasil, Sônia Andrade explicou que a experiência envolveu as análises de várias cepas diferentes e "o que se esperava era que ao inocular os parasitas no tubo digestivo eles seriam destruídos". Ela informou que os alimentos expostos aos parasitas silvestres podem ser contaminados como ocorreu em outros casos, no Pará, Paraíba e Rio Grande do Sul.

Na floresta amazônica, no Pará, já houve transmissão por ingestão de suco de açaí contaminado. "Em geral, não há barbeiros nas casas, os insetos vêm das matas e atraídos pela luz caem nos equipamentos em que são feitos os sucos", esclarece. Ela informou ainda que a contaminação também pode ocorrer por meio da urina de gambás. Esses animais do tipo marsupial podem servir de reservatórios de parasitas.

SIGA-NOS NO Google News