Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

22/03/2005 14:44

Surgem novos casos suspeitos de doença de Chagas

Marli Moreira / ABr

O total de suspeitas de contaminações pelo protozoário Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas, no Litoral Norte de Santa Catarina, subiu de 28 para 37. Entre essas suspeitas, já foi confirmada a infecção em 19 pessoas, das quais três morreram. Outros três óbitos também estão sob investigação. A maioria dos vítimas ingeriu caldo de cana, induzindo à hipótese de transmissão por via oral. A forma mais comum de contágio é pela picada do inseto conhecido como barbeiro.

Técnicos estaduais e dos ministérios da Saúde e da Agricultura iniciaram hoje (22) um trabalho de rastreamento para tentar identificar a origem da cana-de açúcar utilizada no preparo de caldos comercializados naquela região, que vai do Vale do Itajaí a Joinville. Acredita-se na possibilidade de o inseto ter sido moído em meio à cana ou de contaminação da bebida pela presença de fezes infectadas.

Um estudo de laboratório feito no Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz (CPqGM), da Fiocruz, em Salvador, na Bahia, comprovou que a transmissão da doença de Chagas pode sim ocorrer por via oral. De acordo com a médica Sônia Gumes Andrade, especialista em patologias, que publicou sua experiência a respeito há dois anos, os testes realizados em camundongos mostraram que os parasitas colocados no estômago desses animais resistiram à acidez do suco gástrico.

Em entrevista à Agência Brasil, Sônia Andrade explicou que a experiência envolveu as análises de várias cepas diferentes e "o que se esperava era que ao inocular os parasitas no tubo digestivo eles seriam destruídos". Ela informou que os alimentos expostos aos parasitas silvestres podem ser contaminados como ocorreu em outros casos, no Pará, Paraíba e Rio Grande do Sul.

Na floresta amazônica, no Pará, já houve transmissão por ingestão de suco de açaí contaminado. "Em geral, não há barbeiros nas casas, os insetos vêm das matas e atraídos pela luz caem nos equipamentos em que são feitos os sucos", esclarece. Ela informou ainda que a contaminação também pode ocorrer por meio da urina de gambás. Esses animais do tipo marsupial podem servir de reservatórios de parasitas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)