Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 10 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Surfista atacado por tubarão em Recife fora de perigo

Márcia Wonghon/ABr - 29 de março de 2004 - 16:47

Não corre risco de morrer o surfista Alcindo de Souza Júnior, de 22 anos, atacado hoje por um tubarão de médio porte, na praia de Boa Viagem e socorrido por populares. Ele sofreu ferimentos na panturrilha e foi operado no Hospital da Restauração.

Este foi o segundo ataque de tubarão este ano, ocorrido em menos de dois meses na costa pernambucana. A outra vítima foi Edmilson Henrique da Silva,19 anos, que morreu ao ser atacado no dia 29 de fevereiro, na praia de Piedade.

Para minimizar os problemas de ataques de tubarões a surfistas e banhistas, que vem ocorrendo desde 1992, na costa de Pernambuco, o ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, anunciou hoje que o governo federal vai firmar convênios para apoiar pesquisas científicas desenvolvidas pelo Departamento de Pesca da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). De acordo com Eduardo Campos, a idéia é compreender melhor o fenômeno e fazer o monitoramento da Costa para dar maior segurança aos frequentadores da praia.

Os pesquisadores da UFRPE querem desenvolver atividades pesqueiras para acompanhar a biologia reprodutiva das várias espécies de tubarões que vivem no litoral de Pernambuco e implementar ações educativas nas escolas, no sentido de conscientizar os estudantes sobre as áreas de risco.

Pernambuco é o segundo lugar do mundo com maior número de ataques de tubarões.
O primeiro é a Flórida, nos Estados Unidos. Nos últimos doze anos houve 47 ataques, que resultaram em 14 mortos e 33 feridos.

SIGA-NOS NO Google News